Fechar
GP1

Política

Ciro e Heráclito estão entre os políticos mais influentes, diz pesquisa

Os citados na lista são considerados parlamentares que conseguiram se destacar no poder legislativo, participando de debates, negociações votações e articulações.

O Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (DIAP) divulgou na segunda-feira (17) a lista com os “Cabeças do Congresso Nacional”, com os nomes dos 100 parlamentares que são considerados os mais influentes do Congresso Nacional. Ciro Nogueira (Progressistas) e Heráclito Fortes (DEM) são os piauienses que aparecem na lista.

Os citados na lista são considerados parlamentares que conseguiram se destacar no poder legislativo, participando de debates, negociações votações e articulações, assim como liderando algumas ações no Congresso Nacional. Não foi feito um ranking, então foram apenas citados os nomes dos mais influentes.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Ciro Nogueira concede entrevista ao GP1Ciro Nogueira

Ciro Nogueira e Heráclito aparecem como grandes articuladores, ou seja, possuem excelente trânsito nas diversas correntes políticas, onde normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram. Ciro já aparece há 5 anos na lista e Heráclito é um dos novos nomes.

A pesquisa inclui apenas parlamentares que exerceram o mandato de fevereiro a julho deste ano. A lista possui 65 deputados e 35 senadores, que são considerados políticos que estão em ascensão.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Heráclito FortesHeráclito Fortes

Segundo a Diap, os critérios empregados para identificar os influentes são basicamente três: o institucional, ou seja, o posto que ocupa na estrutura da Casa ou no partido, o reputacional, como é visto por seus colegas e correligionários de partido e região, e o decisional ou como se comporta frente a votações, negociações e articulações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.