Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira diz que Wellington se apropria de resultados alheios

Conforme Ciro, o Piauí só apresentou bons resultados porque as notas da rede estadual foram somadas às notas das escolas municipais e da rede privada.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) disse nesta quarta-feira (16) que o governador Wellington Dias (PT) está comemorando resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que não são das escolas estaduais.

Conforme Ciro, o Piauí só apresentou bons resultados porque as notas da rede estadual foram somadas às notas das escolas municipais e da rede privada. “O Piauí fica melhor quando todas as redes são consideradas, ou seja, o governador está celebrando como seus os bons resultados dos outros”, escreveu.

Ciro disse ainda que as notas dos últimos anos das escolas estaduais não atingiram a meta. “As escolas estaduais tiveram nota reprovativa no Ideb para 8º e 9º anos. O Piauí tirou 4,3 quando a meta era 4,4. No Ensino Médio teve 3,7 quando a meta era 3,8. Ou seja, o ensino público estadual foi reprovado, mas o governador faz vídeo celebrando inexistente aprovação”, continuou.

Dados Inep

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em relação ao Ensino Fundamental – anos iniciais, a rede estadual teve um crescimento de meio ponto percentual, garantindo 6.0 em 2019, 1.5 acima dos 4.5 projetados para este ano. Nos anos finais do ensino fundamental, a rede pública estadual avançou 0.3 pontos em relação ao Ideb anterior, saindo de 4.0 (2017) para 4.3 (2019).

Outro lado

Procurada pela GP1, a coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado afirmou que os dados oficiais do Ministério da Educação divulgados nessa terça-feira (15) mostraram que o Piauí apresentou o terceiro maior crescimento entre os estado do Brasil no último resultado do IDEB.

Confira a nota na íntegra

No caso do IDEB, os dados oficiais do MEC, divulgados ontem, colocam o Piauí como o terceiro melhor do Nordeste e o quinto em todo o Norte e Nordeste. O crescimento na nota do Ideb do Piauí foi de 65% de 2005 para cá. O terceiro maior crescimento entre todos os estados do Brasil. Esses dados colocam o Piauí à frente de 23 estados da federação.

NOTÍCIA RELACIONADA

Wellington Dias comemora resultado positivo do Piauí no Ideb 2019

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.