Fechar
GP1

Piauí

Ciro Nogueira quer ZPE nos municípios de Pavussu e Eliseu Martins

Se a proposta passar pela comissão, seguirá para votação no plenário, se aprovada, segue para Câmara dos Deputados.

Tramita no Senado Federal um projeto de lei de Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, que trata sobre a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nos municípios de Pavussu e Eliseu Martins. Quando os parlamentares retornarem do recesso, em fevereiro, a proposta será discutida na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e o senador Elmano Férrer será o relator.

Se a proposta passar pela comissão, seguirá para votação no plenário, se aprovada, segue para Câmara dos Deputados. A ZPE é uma área de livre comércio destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem exportados. Em sua justificativa para aprovação da lei, o senador destacou que isso vai ajudar os municípios no transporte dos produtos da região.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ciro Nogueira Ciro Nogueira

“Este empreendimento, cujo marco inicial situa-se nos municípios piauienses de Eliseu Martins e Pavussu, tornará possível o escoamento das riquezas geradas no nordeste brasileiro de forma muito mais econômica que o transporte rodoviário e permitirá que a produção da ZPE aqui proposta alcance o mercado internacional a custos competitivos”, defendeu Ciro.

Ele disse que isso vai estimular “a criação de bens industriais e insumos competitivos perante a economia globalizada o presente projeto vislumbra a área destinada a empreendimentos focados exclusivamente no comércio exterior. O sucesso comercial que atualmente percebemos com as Zonas de Processamento de Exportações permitirá a expressiva parcela do interior do estado do Piauí se desenvolver economicamente com a implantação de novas plantas industriais promovendo a geração de empregos e consequentemente criando riquezas e diminuindo os desequilíbrios sociais e regionais entre as unidades da federação”.

Outro ponto positivo é que Pavussu e Eliseu Martins estão localizadas no início do trajeto da ferrovia Transnordestina, que ligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Dos 1,7 mil quilômetros que a ferrovia terá quando concluída, 420 quilômetros ficam no Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.