Teresina - PI

Cláudio Lamachia participa da inauguração do OAB Office

O OAB Office vai funcionar na rua Governador Tibério Nunes, 329-Norte, bairro Cabral, centro de Teresina.

Raisa Brito
Teresina
25/04/2017 21h18 - atualizado 21h20

Inauguração do OAB Office em Teresina Piauí

Foi realizada na noite desta terça-feira (25), a inauguração do OAB Office, um espaço com salas para os advogados. O evento, que acontece durante a comemoração dos 85 anos da OAB, contou com a participação do presidente da OAB do Piauí, Chico Lucas, do vice-presidente, Lucas Villa e do presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, entre outros advogados.

Chico Lucas falou sobre o novo espaço: “Na solenidade dos 85 anos nós contamos com a presença do presidente nacional, Cláudio Lamachia, do vice-presidente nacional, do presidente da OAB Rio de Janeiro, que foi um parceiro, ele que nos ajudou muito na concepção desse espaço. Hoje, nós vamos comemorar e homenagear aqueles que trabalharam ao longo desses 85 anos para que essa história fosse realizada. Aqui na OAB, para as pessoas que não sabem, todo o serviço é voluntário, todos os advogados que passaram pela Ordem dedicaram seu tempo de maneira altruísta, então a gente precisa render essas pessoas às homenagens e nesta oportunidade o faremos”.

Para Chico Lucas a OAB é uma “instituição formada por homens corajosos, homens valorosos que contribuíram muito para a conquista da liberdade e dos direitos fundamentais e hoje, a Ordem comemorando esses 85 anos, faz um evento alusivo a essa data, e entrega à advocacia um novo conceito de espaço para o exercício profissional que é o OAB Office, que vocês estão aqui vendo. São nove salas de atendimento, duas de reuniões, 30 computadores para aqueles que não possuem escritório ou para aqueles que possuem e precisam se deslocar para Teresina, como os advogados que moram no interior ou no litoral, e para aqueles que se deslocarem aqui para o centro cívico precisarem de um serviço rápido. Então, o objetivo é justamente facilitar a vida do advogado, entregando uma estrutura que seja condigna com o exercício da profissão com advocacia piauiense”.

Segundo o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, qualquer advogado pode utilizar o novo espaço: “Qualquer advogado vai poder utilizar e a ideia é também com isso [espaço] desafogar um pouco a demanda das próprias salas que existem nos fóruns, a gente sabe que existe uma demanda reprimida na sala da OAB do fórum cível, uma demanda reprimida na sala da OAB do Tribunal de Justiça e com o OAB Office funcionando aqui perto nós vamos dar vazão a essa demanda reprimida. Tanto do Naade na OAB, como da sala da OAB no Tribunal de Justiça, da sala da OAB no fórum, da sala da OAB dos feitos da Fazenda Pública, do TRE, porque todos esses prédios estão aqui perto e vão facilitar muito a vida do advogado”.

Cláudio Lamachia, presidente nacional da OAB, também falou da importância da Ordem: “É importante que se seja dito que comemoramos dia-a-dia a história da OAB porque ela se confunde exatamente com a história da democracia do Brasil, é uma instituição que tem relevantes serviços prestados ao Brasil, à sociedade brasileira, e portanto quando se comemora 85 anos dessa instituição, nós comemoramos como advogados e como cidadãos. Sabemos que temos inúmeros desafios ainda pela frente, vemos hoje um Brasil absolutamente dividido, com problemas de todas as ordens e a Ordem tem que ter exatamente a sua ideia de serenidade, buscando acima de tudo a garantia dos direitos sociais que foram constituídos e que foram alcançados com muita luta buscando a defesa da Constituição Federal, ou seja, é a Ordem dos Advogados do Brasil cumprindo o seu papel, mas eu tenho dito que esse papel da Ordem tem que ser cumprido, mais do que nunca, com muita serenidade e com muito equilíbrio porque o momento é de nós chamarmos a sociedade para esse encontro, sair desse confronto que não está nos levando a lugar nenhum”, declarou.

“O Brasil, hoje, vive uma crise política, uma crise econômica, mas acima de tudo uma crise ética e moral sem precedentes e precisa encontrar novos caminhos, precisa de fato dessa depuração na política como estamos vendo, mas não pode pensar em demonizar a política, não há democracia sem política, não há política sem políticos, e é isso que a Ordem tem feito, a Ordem cobra celeridade na apuração de todos esses casos de corrupção, todas estas denúncias que foram feitas, cobra celeridade nos processos, cobra o princípio constitucional da razoável duração do processo”, garantiu.

Lamachia também comentou sobre a força-tarefa do Supremo Tribunal Federal para dar celeridade análise dos processos da operação Lava Jato: “Há poucos dias, tive a oportunidade de requerer à presidente do Supremo Tribunal Federal que fosse constituída uma força-tarefa no âmbito do Supremo para que o Supremo determinasse agilidade na apuração de todos os processos que envolvem a Lava Jato, que envolvem esta última delação, mas também temos que ter a visão de que devemos defender o outro lado dos princípios constitucionais que é o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, é assim que se funciona numa democracia, num estado democrático de direito é isso que nós queremos ver”, finalizou.

O OAB Office vai funcionar na rua Governador Tibério Nunes, 329-Norte, bairro Cabral, centro de Teresina.