Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Codevasf promove encontro em Parnaíba sobre piscicultura e pesca

O objetivo do encontro é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes e contou com 260 inscritos. 

Foi aberto hoje em Parnaíba, no Piauí, o VI Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O encontro está sendo realizado pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf e acontece no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo do encontro é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes e contou com 260 inscritos.

Na abertura do evento, Fábio Freire Miranda, diretor da área de revitalização das bacias hidrográficas da Codevasf, que também foi superintendente regional no Piauí de setembro de 2016 a junho de 2018, ressaltou a importância da parceria com as entidades que atuam no setor, entre outras a Secretaria de Desenvolvimento Regional do governo do Estado e Embrapa.

  • Foto: Divulgação/AscomEncontro da Codevasf em ParnaíbaEncontro da Codevasf em Parnaíba

O diretor fez uma exposição geral sobre as ações e investimentos nas áreas de revitalização das bacias hidrográficas, incluindo oferta de água e inclusão produtiva, que tem implicações nas áreas de pesca e aquicultura.

“Grande parte das nossas ações na área de revitalização trazem benefícios para o setor de aquicultura e pesca, pois promovem a melhoria da qualidade e da quantidade da água, o aumento de renda e a melhoria técnica do cidadão que atua nessas atividades”, afirmou Fábio Miranda, “Defendemos que a revitalização seja uma política de Estado e não de governo, pois ela deve permanecer sempre como uma prioridade”, disse ainda.

O diretor disse ainda que “A região norte do Estado do Piauí possui um grande potencial para produção aquícola. A 7a SR, na pessoa do superintendente Inaldo Guerra, juntamente com a equipe do escritório de Parnaiba, tem se engajado no sentido de promover a capacitação técnica das comunidades, inclusive do ponto de vista de organização social, o que as torna aptas a receber investimentos por parte da Codevasf. Da parte da área de revitalização, estamos recebendo das Superintendências as demandas para investimentos nas atividades de inclusão produtiva, que tem como foco o cidadão que mora na região das bacias atendidas por nós. Com essa demanda em mãos, faremos a análise técnica para então promovermos o suporte e o incentivo aos produtores locais.”

Ocelo Rocha, representando o superintendente regional, Inaldo Guerra, também participou da abertura. “Desde que foi criada, a superintendência regional da Codevasf fez grandes investimentos no Piauí, que trouxeram desenvolvimento para as regiões do estado promovendo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Com esse encontro, estamos cumprindo o propósito de acompanhamento e qualificação dos piscicultores, visando a excelência”, afirmou Rocha.

O encontro reuniu associações de pescadores, marisqueiras, catadores de caranguejo, piscicultores, pesquisadores, técnicos, estudantes, profissionais das áreas de aquicultura e pesca e representantes de órgãos públicos.

Também participaram do evento na mesa de abertura: Patricia Vasconcelos, Secretária de Desenvolvimento Rural do estado do Piauí, representando o governador do Estado; Renato Inácio, Secretário de Desenvolvimento Rural do Município de Caxingó; Ana Helena Gomes, engenheira de pesca da 5ª superintendência regional da Codevasf; Francisco Araújo, presidente da colônia de pescadores de São João do Arraial (PI); Francisco Oliveira, presidente da Associação Peixe Bonito de Matias Olímpio (PI); Luis Guilherme, pesquisador doutor da EMBRAPA; Edimar Santos, vice- prefeito de Ilha Grande (PI) e José Girão, da EMATER (PI).
Apoio aos piscicultores.

No Piauí, a Codevasf é uma das protagonistas no desenvolvimento da piscicultura. A empresa apoia diretamente 236 famílias de pescadores e pescadoras, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no Norte do estado, região com grande potencial na área. As ações são voltadas para a capacitação, gestão produtiva e econômica, comercialização, experimento de campo, entre outras.

O VI Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a UFPI, a Embrapa Meio-Norte e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.