Fechar
GP1

Mundo

Comandante iraniano assume culpa por queda de avião ucraniano

Operador de mísseis afirmou que aeronave foi abatida porque houve 'bloqueio de comunicação'.

O comandante da seção aeroespacial da Guarda Revolucionária do Irã declarou neste sábado, 11, que assume "total responsabilidade" pela tragédia do Boeing 737 ucraniano, abatido pelo exército iraniano na última quarta-feira com 176 pessoas a bordo.

"Assumo total responsabilidade", disse o comandante Amirali Hajizadeh, em comunicado transmitido pela televisão. "Eu preferiria morrer a ser testemunha de um acidente semelhante", completou.

Em sua declaração, o militar explicou que o disparo de mísseis foi feito sem que ele pudesse obter a confirmação da ordem por causa de um bloqueio das telecomunicações. O comandante teve 10 segundos para decidir se disparava ou não o míssel.

Nesta manhã, representantes da Ucrânia e do Irã afirmaram que os países manterão o diálogo ao longo do sábado, horas após o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, ter exigido uma punição aos responsáveis pelo ataque. De acordo com a nota, ele e o presidente da República Islâmica do Irã, Hassan Rohani, terão uma reunião por telefone às 17h (13h, no horário de Brasília).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irã admite ter derrubado avião ucraniano com míssil

Vídeo mostra momento em que avião ucraniano é atingido por míssil

EUA e Canadá dizem que avião da Ucrânia foi abatido por míssil do Irã

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.