Fechar
GP1

Política

Começa em Picos amanhã o julgamento dos acusados pela morte do vereador Titico Barbosa

Sessão do Tribunal Popular do Júri será realizada no auditório do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros.

Sob a presidência da juíza titular da Primeira Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Carvalho, terá início amanhã, 20 de agosto, o julgamento dos acusados pela morte do vereador Francisco de Assis Pio da Silva (Titico Barbosa), do PP.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Titico foi morto uma semana após ser reeleito(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Titico foi morto uma semana após ser reeleito
A sessão do Tribunal Popular do Júri será realizada no auditório do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros a partir das 9 horas da manhã e deverá demorar dois dias. Sentarão no banco dos réus José Gonçalves Nunes, o Zé Neto, e seu filho, Josimar Holanda Nunes, o Mazinho, ambos indiciados pelo crime.
Imagem: José Maria Barros/GP1Mazinho e Zé Neto serão submetidos a júri popular(Imagem:José Maria Barros/GP1)Mazinho e Zé Neto serão submetidos a júri popular
Os dois acusados estão presos na Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, desde o dia 22 de outubro de 2012. Nesse período, o advogado de defesa Nazareno Thé interpôs vários recursos no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, mas não obteve êxito em nenhum deles.
Imagem: José Maria Barros/GP1Motorista Chiquinho é uma das testemunhas do caso(Imagem:José Maria Barros/GP1)Motorista Chiquinho é uma das testemunhas do caso

O crime

Segundo a denúncia do Ministério Público, o vereador Titico Barbosa foi assassinado a tiros e facadas no final da tarde de 14 de outubro de 2012, uma semana após ser reeleito para o terceiro mandato. O crime ocorreu em um bar situado na localidade Angical dos Domingos, zona rural de Picos, e teve ampla repercussão em todo o estado do Piauí.
Imagem: José Maria Barros/GP1Nazareno Thé atuará na defesa dos acusados(Imagem:José Maria Barros/GP1)Nazareno Thé atuará na defesa dos acusados
Zé Neto e Mazinho conseguiram fugir, mas uma semana depois do crime eles se apresentaram à justiça acompanhados do advogado Nazareno Thé. Como já existiam mandados de prisão preventiva expedidos pela justiça, os dois foram recolhidos à Penitenciária Regional José de Deus Barros, onde estão até hoje.

Em razão de o crime ter tido ampla repercussão, a expectativa é de que um grande número de pessoas queira acompanhar o julgamento. Por causa disso, a segurança no Fórum de Picos deverá ser reforçada.

A previsão é que o julgamento demore em torno de dois dias, pois várias testemunhas foram arroladas no processo. Além disso, terá o depoimento dos dois acusados.
Imagem: José Maria Barros/GP1Herval Ribeiro atuará como assistente do Ministério Público(Imagem:José Maria Barros/GP1)Herval Ribeiro atuará como assistente do Ministério Público
O advogado Herval Ribeiro informou ainda que Zé Neto foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e porte ilegal de armas de fogo e branca. Já o seu filho Mazinho foi pronunciado por homicídio triplamente qualificado, lesão corporal e porte ilegal de armas de fogo e branca.

Além do assassinato do vereador Titico Barbosa, consta ainda no processo tentativa de homicídio contra Francisco das Chagas Pio da Costa, Chiquinho, e lesão corporal contra a estudante Vanessa Silva Rufino.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.