Fechar
GP1

Brasil

Comissão de Ética da Presidência proíbe Moro de advogar por seis meses

O impedimento de exercer atividades profissionais imposto ao ex-ministro tem como justificativa o fato de ele ter tido informações privilegiadas no governo.

A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu nesta terça-feira, 2, proibir que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, advogue por um período de seis meses. Ele, no entanto, foi autorizado a dar aulas e escrever artigos para a imprensa. No período em que durar a proibição, Moro seguirá recebendo o salário de R$ 31 mil, pago aos integrantes do primeiro escalão.

Na semana passada, o conselho havia determinado uma quarentena para o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o impedindo de atuar na iniciativa privada por seis meses. No período, o salário de ministro segue sendo pago. Mandetta está recorrendo da decisão e quer atuar em consultoria e palestras. O pedido de reconsideração foi apresentado na reunião da Comissão de Ética hoje, mas houve pedido de vista.

O impedimento de exercer atividades profissionais imposto aos ex-ministros tem como justificativa o fato de eles terem tido informações privilegiadas no governo. Moro e Mandetta deixaram o governo rompidos com o presidente Jair Bolsonaro em abril.

Em 24 de abril, o ex-ministro da Justiça pediu demissão e e acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal. A acusação virou alvo de um inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode implicar o presidente em crime de responsabilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente Bolsonaro chama Sérgio Moro de 'covarde'

Moro diz que assinou portaria que aumentou munições por pressão de Bolsonaro

Veja vídeos da reunião em que Moro apontou interferência de Bolsonaro na PF

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.