Fechar
GP1

Saúde

Comissão de ética em pesquisa optou por manter estudo da vacina Coronavac

Órgão que regula estudos com humanos no Brasil considera que informações disponíveis até o momento indicam que óbito não teve relação com imunizante.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão responsável por regular os estudos com seres humanos no País e garantir a segurança aos voluntários, também foi informada sobre a morte de um voluntário da vacina Coronavac, mas decidiu manter, ao menos por enquanto, os testes do imunizante. Na avaliação do órgão, as evidências apresentadas até agora indicam que o óbito não teve relação com a vacina.

"Recebemos a notificação no dia 6 e chamamos uma audiência com os pesquisadores para aquele dia mesmo, à noite, para pedir alguns esclarecimentos. Com as informações prestadas, apesar de ainda preliminares, tudo indica não há relação com a vacina e não vimos necessidade de interromper os testes", disse Jorge Venâncio, coordenador da Conep.

Venâncio disse que a decisão final da Conep só será tomada quando ele receber o relatório do comitê independente do estudo, formado por especialistas de fora que avaliam os dados da pesquisa. A expectativa é que o documento seja entregue à comissão ainda nesta terça.

A postura foi diferente da adotada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspendeu os testes na noite de segunda-feira, 9. Segundo o Instituto Butantã, que conduz a pesquisa da Coronavac, os técnicos da agência federal tomaram a decisão sem pedir esclarecimentos para os pesquisadores, o que causou estranheza e suspeita de que o órgão estaria sofrendo interferência política da gestão Jair Bolsonaro, que vive fazendo críticas à vacina do Butantã.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Causa do óbito de voluntário da CoronaVac foi suicídio, aponta laudo

Anvisa diz que decisão de suspender vacina coronavac foi 'técnica'

Governo de SP considera suicídio a causa da morte de voluntário da coronavac

Instituto Butantã culpa Anvisa por atraso na produção da vacina coronavac

Coronavac será a vacina do Brasil, diz governador João Doria

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.