Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Comitê expõe regras para retorno das atividades comerciais em Teresina

Washington Bonfim, reforçou que entre as medidas estão a manutenção do distanciamento entre as pessoas, além dos cuidados com higiene e os equipamentos de proteção.

Em videoconferência com os vereadores, na manhã desta terça-feira (26), o Comitê Gestor da Prefeitura de Teresina sobre o coronavírus (Covid-19), apresentou a metodologia a ser adotada para elaboração do protocolo de retomada gradual das atividades econômicas e sociais da Capital. Um dos membros do comitê, o professor Washington Bonfim, reforçou que entre as medidas estão a manutenção do distanciamento entre as pessoas, além dos cuidados com higiene e os equipamentos de proteção.

De acordo com ele, triagem, rastreamento, controle e desinfecção dos setores contaminados pelo vírus são outros eixos a serem adotados. “Essas são as bases do planejamento a partir do qual tentamos retomar as atividades econômicas. É preciso ter a ideia de que não vamos poder voltar à situação que tínhamos no final de fevereiro e início de março. Estamos discutindo não só com os vereadores, mas com toda a sociedade”, disse ele.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Washington BonfimWashington Bonfim

Bonfim explicou também que cada setor vai precisar apresentar um plano de retorno das atividades considerando os eixos acima apresentados. Ele disse que a Prefeitura debateu a elaboração dos planos com alguns setores, a exemplo da construção civil, Sebrae e Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

“O plano de segurança não precisa ser submetido a prefeitura para a aprovação, mas vamos pedir que seja divulgado para funcionários e clientes e que se encontre disponível e para os órgãos de inspeção. Cada setor terá seu protocolo de segurança específico. Conversamos com mais de 20 entidades patronais, laborais, com shoppings, advogados, construção civil, restaurantes, igreja, clínicas, hospitais, diálogo com o Sebrae porque representam os micro e pequenos negócios, FIEPI, entre outros”, disse Bonfim.

O professor Washington Bonfim disse ainda que as regras deverão ser mantidas até o final do ano, devido a inexistência de um tratamento para a covid-19. “Essas regras devem ser mantidas pelo menos até o final de 2020 porque não temos tratamento e nem vacina contra a doença. Além disso, é preciso fazer o monitoramento das condições de saúde. Abrir as atividades não significa o fim das medidas de distanciamento social”, disse o professor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino diz que servidores de todos os órgãos farão teste de covid-19

Covid-19: Teresina é a capital do nordeste com menor mortalidade, diz Firmino

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.