Fechar
GP1

Piauí

Complexo Eólico Ventos do Piauí é inaugurado em Curral do Novo PI

O complexo é composto por sete parque eólicos e formado por 98 aerogeradores.

Foi inaugurado nesta terça-feira (6), o Complexo Eólico Ventos do Piauí, localizado na região Serra do Inácio, no município de Curral Novo do Piauí, na região sudeste do Estado.

O complexo é composto por sete parque eólicos e formado por 98 aerogeradores. Com investimento de R$ 1,1 bilhão, o empreendimento foi iniciado em 2016 e já proporcionou a geração de cerca de 1 mil empregos.

Com capacidade instalada de 206 MW, o complexo produz uma quantidade de energia equivalente a necessária para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes. O empreendimento possui uma potência nominal de 2,1 MW e fator de capacidade de 51,7%.

  • Foto: Divulgação/AscomComplexo Eólico dos Ventos do PiauíComplexo Eólico dos Ventos do Piauí

Durante a implantação, a Votorantim Energia, empresa responsável pelo complexo, se reuniu com as Prefeituras de Paulistana, Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí para receber uma certidão de anuência declarando que os parques eólicos estão de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Parques eólicos geram energia limpa e de baixo impacto ambiental. Além disso, geram renda para as populações e comunidades onde estão inseridos. O proprietário da área em que um parque é construído recebe mensalmente um montante financeiro que é calculado baseado no número de aerogeradores instalados na propriedade, e na quantidade de energia produzida. Os contratos de arrendamento das áreas possuem prazo de 49 anos, prorrogáveis por mais 22 anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.