Piauí

Conade empossa 24 conselheiros em evento na Prefeitura de Teresina

No evento o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, afirmou que é importante trabalhar os direitos da pessoa com deficiência.

Bárbara Rodrigues
Teresina
Germana Chaves
Teresina
17/01/2020 14h41 - atualizado 15h06

Posse dos novos conselheiros do Conade em Teresina

Na manhã dessa sexta-feira (17) foi realizada a posse dos 24 conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Teresina. Os novos conselheiros vão atuar no biênio de 2020-2022.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) afirmou que é importante apoiar as ações do conselho. “Para nós é uma alegria fazer parte dessa história e fazer parte da manutenção dessa luta da inclusão e com o direito das pessoas com deficiência. O Conselho tem um papel importante nesse monitoramento, na observância desses direitos e nas políticas de inclusão. É um desafio no país como todo e é preciso continuarmos parceiros e solidários nessa inclusão”, afirmou o prefeito.

No evento o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, afirmou que é importante trabalhar os direitos da pessoa com deficiência.

“Acreditamos no controle social, a forma paritária que os conselhos são preenchidos, e hoje é uma alegria e satisfação dar posse aos novos conselheiros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Nós entendemos que dessa maneira reafirmamos esse compromisso com essa causa, com essa bandeira", afirmou.

Samuel Silveira afirmou que a Semcaspi e a Prefeitura estão fazendo investimentos nessa área. “Foram vários os equipamentos sociais que lançamos em favor das pessoas com deficiência como o primeiro centro para crianças com microcefalia, o fortalecimento do Centro Dia, já estamos em vias de inaugurar o primeiro centro descentralizado do Nordeste, em fim uma série de equipamentos que já lançamos e vamos estar lançando para essa causa”, destacou.

O quadro de membros do Conade contará com 12 titulares e 12 suplentes, abrangendo representantes das 6 associações que atendem a pessoas com deficiência em Teresina, além das Secretarias Municipais responsáveis pela operacionalização das definições. De acordo com o Decreto Nº 19.216, de 13 de novembro de 2019, que regula as nomeações, os conselheiros não receberão qualquer remuneração por serviços prestados, sendo esses considerados de interesse público e relevante valor social.

Mais conteúdo sobre: