Fechar
GP1

Picos - Piauí

Confederação Nacional de Municípios realiza evento em Picos

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 13, no plenário da Câmara Municipal de Picos.

Na busca de aproximar os gestores da região da pauta prioritária e de outras questões importantes do movimento municipalista, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizou na manhã desta sexta-feira, 13, em Picos, o evento Ação Municipalista.

  • Foto: GP1Evento reúne prefeitos da região de PicosEvento reúne prefeitos da região de Picos

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do secretário geral da CNM, Eduardo Tabosa; presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT) e o anfitrião, prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT). Também presentes prefeitos da região de Picos, vereadores, e secretários municipais.

  • Foto: GP1Presidente da APPM destaca importância do encontroPresidente da APPM destaca importância do encontro

Segundo o secretário geral da CNM, Eduardo Tabosa, o encontro visa também alinhar a agenda dos municípios que será debatida durante a Marcha a Brasília. Esse ano a mobilização acontece entre os dias 21 e 24 de maio, na capital federal e deve contar com a presença de cerca de 3 mil e 500 prefeitos de todo o Brasil.

  • Foto: GP1Vice-presidente da CNM debate pauta do eventoVice-presidente da CNM debate pauta do evento

O presidente da APPM, Gil Carlos, disse que o encontro é importante como preparação para Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Segundo ele, um dos objetivos da ação municipalista é debater a pauta que será levada para discussão na capital federal.

  • Foto: GP1Público participa do evento Ação MunicipalistaPúblico participa do evento Ação Municipalista

“Os líderes municipalistas precisam se mobilizar para rever as relações entre os entes federativos, ou seja, os Municípios, Estados e a União, pois da forma como está acarreta prejuízos aos municípios. Precisamos discutir o pacto federativo! Sair desse modelo concentrador atual, onde a maioria dos recursos fica em Brasília, enquanto cabe aos municípios a menor parte” – defendeu Gil Carlos.

O prefeito de Picos, Padre Walmir, lembrou que os municípios recebem recursos extraordinários, como, por exemplo, os oriundos de emendas parlamentares. Ele defende, no entanto, a necessidade de que esses repasses sejam ordinários e acrescidos, afim de que as gestões possam se planejar e, consequentemente, atender as demandas da população.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.