Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Confira as faculdades do Piauí que estão entre as melhores do Brasil

O IGC, classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas "insuficientes".

O Brasil tem mais de 2 mil instituições de ensino superior, mas só 35 (1,6%) delas conseguiram atingir o conceito máximo do Índice Geral de Cursos (IGC), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18).

No Piauí, nenhuma instituição atingiu a nota máxima, porém três faculdades conquistaram nota 4 no índice e estão no topo da lista no estado. São elas: Faculdade Integral Diferencial Wyden, Christus Faculdade do Piauí (localizada em Piripiri), e Centro Universitário Uninovafapi. As três faculdades obtiveram a mesma nota no IGC divulgado no ano de 2017.

  • Foto: GP1Melhores faculdades do PiauíMelhores faculdades do Piauí

As universidades públicas do estado, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal de Educação (IFPI), conquistaram nota 3.

O IGC

O IGC, assim como os demais indicadores do Sinaes, classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas "insuficientes". O índice é divulgado anualmente, mas é composto pela média de outros indicadores aplicados nos três anos anteriores.

Entenda os três principais indicadores do Sinaes:

Conceito Enade: Desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no exame aplicado pelo MEC em ciclos – os cursos são avaliados uma vez a cada três anos.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): Indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade. Cada curso tem o CPC calculado a cada três anos.

Índice Geral de Cursos (IGC): É o indicador que avalia as instituições de ensino superior públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades), calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal

Segundo o MEC, para que uma instituição tenha o IGC calculado, "é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência" e "que tenha sido possível calcular o CPC desses cursos". Para o IGC 2017, entraram nos cálculos do MEC 22.271 cursos com CPC calculados em 2015, 2016 ou 2017.

Confira aqui a planilha do IGC 2017

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.