Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Confira os pré-candidatos a prefeito de Parnaíba nestas eleições

O município de Parnaíba possui o segundo maior eleitorado do Piauí, com mais de 103 mil eleitores.

Dois nomes de peso disputam a Prefeitura de Parnaíba, litoral do estado, nas eleições municipais deste ano. O atual prefeito da cidade, Mão Santa (DEM) e o deputado estadual Dr. Hélio (PL) disputam a prefeitura do município, que tem mais de 103 mil eleitores.

Mão Santa

Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa, nasceu em 1942 e é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Foi deputado estadual do Piauí entre 1979 e 1982 e seu primeiro mandato como prefeito de Parnaíba foi no ano de 1989. Em 1995 foi eleito governador do Estado do Piauí, ficando até novembro de 2001.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Mão Santa  Prefeito Mão Santa

Em fevereiro de 2003, Mão Santa assumiu uma cadeira no Senado Federal, onde permaneceu até 2011. Em 2017 se candidatou a prefeito de Parnaíba atualmente disputa a reeleição. Mão Santa é aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tendo inclusive feito homenagens ao chefe do executivo após um ano de visita ao município.

Além de Jair Bolsonaro, Mão Santa é também apoiado pelo senador da República Ciro Nogueira, que indicou o vereador Beto (Progressistas) como pré-candidato a vice. O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) esteve presente na solenidade que anunciou a chapa e declarou apoio ao democrata.

Dr. Hélio

José Hélio de Carvalho Oliveira, conhecido popularmente como Dr. Hélio, nasceu em 1960 em Canto do Buriti. É médico formado pela Universidade Federal do Piauí e foi diretor do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Está em seu segundo mandato como deputado estadual.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. HélioDr. Hélio

O deputado é apoiado pelo governador Wellington Dias (PT) e conseguiu o apoio do secretário de Saúde, Florentino Neto e do ex-prefeito José Hamilton. O pré-candidato a vice é o ex-deputado Tererê. A cidade de Parnaíba, segunda com maior eleitorado no estado, é importante para os planos de Wellington e de Ciro para as eleições de 2022.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.