Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Conheça a história do prefeito eleito de Teresina Dr. Pessoa

Filiado ao MDB, Pessoa derrotou o candidato Kleber Montezuma (PSDB), assim, colocando fim a um ciclo de quase 30 anos com os tucanos no poder.

O médico José Pessoa Leal, de 74 anos, conhecido popularmente como Dr. Pessoa, foi eleito neste domingo (29), prefeito de Teresina com 236.339 votos, o que significa 62,31% dos votos válidos. Filiado ao MDB, Pessoa derrotou o candidato Kleber Montezuma (PSDB) que obteve 37,69% dos votos, assim, colocando fim a um ciclo de quase 30 anos com os tucanos no poder.

O GP1 fez um levantamento sobre a vida do médico e apresenta um resumo da história do prefeito eleito de Teresina Dr. Pessoa.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Alfabetizado aos 15 anos

Filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal, Pessoa nasceu em 12 de agosto de 1946, na localidade Lagoa da Rosa, na cidade de Água Branca-PI. Alfabetizado apenas aos 15 anos, em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis-RJ.

  • Foto: Alef Leão/GP1Dr. Pessoa agradece apoio de eleitorDr. Pessoa

Logo após a formatura Pessoa Leal especializou-se em cirurgia geral, saúde pública, administração hospitalar, medicina do trabalho e tornou-se titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro e mestre em Saúde da Família, tendo conquistado o direito de pleitear um doutorado.

Em 1978 Foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas de Teresópolis.

Volta ao Piauí

Após experiência na terra fluminense, Dr. Pessoa voltou ao Piauí, onde foi nomeado diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas e diretor do Hospital Satélite, hospitais situados em Teresina.

O novo prefeito de Teresina, atualmente é professor adjunto em cirurgia geral na Universidade Federal do Piauí – UFPI, coordenador do curso de Urgências Médicas e Cirúrgicas na UFPI, membro do Conselho Universitário da UFPI e Mestre em saúde da família UNINOVAFAPI.

Carreira Política

Dr. Pessoa iniciou sua trajetória política em 1988, quando candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, mas não venceu as eleições. Em 1996 foi candidato a prefeito de Água Branca, mas só conseguiu ser eleito em 2000 como vereador de Teresina e foi reconduzido por três mandatos seguidos, em 2004, 2008 e 2012. Em 2014 foi eleito deputado estadual.

  • Foto: Alef Leão/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Em 2016 disputou as eleições para prefeito e ficou em segundo lugar, com mais de 170 mil votos.

No ano de 2018, foi candidato ao Governo do Piauí, ficando novamente em segundo lugar e obtendo, na capital, 40 mil votos a mais que o governador.

Em 2020, disputou a Prefeitura de Teresina com Kleber Montezuma e foi eleito prefeito para um mandato de 4 anos (2021-2024). A eleição de José Pessoa Leal põe fim a era tucana em Teresina de quase 30 anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina com 62,31% dos votos

“Que ele tenha sucesso na gestão”, diz Kleber após vitória do Dr. Pessoa

Jeová Alencar descarta assumir secretaria na gestão de Dr. Pessoa

“Resultado extraordinário", diz Marcelo Castro sobre vitória de Dr. Pessoa

"Uma lapada de votos", diz Jeová Alencar sobre vitória do Dr. Pessoa

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.