Fechar
GP1

Mundo

Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares

Suspensão ocorre devido a diálogo com a vizinha Coreia do Sul.

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (6), que irá suspender os testes nucleares e de mísseis enquanto houver um diálogo com o país vizinho, Coreia do Sul. A decisão foi divulgada após reunião entre um emissário sul-coreano e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Segundo Chung Eui-yong, conselheiro da Segurança do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, o governo norte-coreano disse que não há necessidade de manter seu programa nuclear caso receba garantias internacionais de que o país não sofrerá um ataque militar e que o atual regime será respeitado.

  • Foto: Str/Kcna via Kns/AfpLíderes da Coreia do Sul e Coreia do Norte se cumprimentamLíderes da Coreia do Sul e Coreia do Norte se cumprimentam

“A Coreia do Norte deixou claro seu desejo de denuclearizar a península coreana e o fato de que não há razão para manter seu programa nuclear se as ameaças militares contra o Norte forem resolvidas e o regime estiver seguro”, disse o porta-voz.

Outra reunião entre os líderes está marcada para acontecer em abril, na cidade de Panmunjom, que faz fronteira entre os dois países. A aproximação entre Coreia do Sul e Coreia do Norte acontece desde os Jogos Olímpicos de Inverno, que terminaram no dia 25 de fevereiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Coreias do Sul e do Norte definem representantes para 1ª reunião em dois anos

Donald Trump diz a Moon Jae-in que está aberto a conversar com Coreia do Norte

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.