Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Coronavírus: Adapi adia campanha de vacinação contra a febre aftosa

A vacinação e certificação contra a febre aftosa da primeira etapa é obrigatória para todos os animais bovinos e bubalinos, independente da faixa etária.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Genilson Sobrinho, publicou portaria, no Diário Oficial do Estado de 4 de maio, determinando o adiamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para os meses de junho e julho, devido a pandemia do novo coronavírus.

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação deveria ter começado no início desse mês e iria até 31 de maio. Com o adiamento, a nova data de vacinação inicia no dia 1º e segue até 30 de junho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Genilson Sobrinho Genilson Sobrinho

Já a certificação da vacinação acontece de 1º a 15 de junho. O prazo para comprovar a declaração da vacinação poderá ser prorrogado, a depender da situação da emergência em relação ao novo coronavírus.

A vacinação e certificação contra a febre aftosa da primeira etapa é obrigatória para todos os animais bovinos e bubalinos, independente da faixa etária, existentes em propriedades rurais localizadas no Estado do Piauí.

O produtor poderá, excepcionalmente nesta etapa, realizar a declaração da vacinação de forma remota, devendo apresentar ao servidor da Adapi, no escritório onde for cadastrado, a nota ou cupom fiscal e formulário de declaração de vacinação preenchido com dados do produtor, do estabelecimento rural, rebanhos existentes e vacinados ou por e-mail, aplicativo ou outra plataforma digital disponível.

O produtor poderá ter ainda a opção para realizar a declaração da vacinação contra a febre aftosa de forma on-line, diretamente no Sistema Informatizado de Gestão Agropecuária da Adapi.

“Excepcionalmente nesta etapa, apenas nos casos em que não for possível realizar e registrar presencialmente os procedimentos fiscalizatórios, a comprovação do recebimento de vacinas contra a febre aftosa pelos servidores da Adapi poderá ser realizada a distância, por e-mail ou outro formato digital disponível, onde o estabelecimento comercial, por meio do seu Médico Veterinário responsável técnico ou funcionário autorizado deverá comunicar imediatamente ao servidor da Adapi o recebimento, verificar as condições de temperatura, acondicionamento e apresentar a nota fiscal referente ao lote de vacinas recebido”, explicou o diretor Genilson Sobrinho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Teresina registra 540 casos de coronavírus; 55 nas últimas 24 horas

Descoberto anticorpo que evita entrada do coronavírus nas células

Piauí já registra 29 mortes e 875 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.