Fechar
GP1

Piauí

Corpo de Bombeiros do Piauí alerta para os riscos de queimadas

Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) apontam que no mês de agosto a corporação atendeu entre 12 e 15 ocorrências somente de incêndios por dia.

No Piauí, quando os ventos de julho começam a cessar, seis letras e um conjunto de fatores climáticos dão a cara e o tom dos meses subsequentes. Marcado por altas temperaturas, tempo seco e ventos fortes, é no B-R-O Bró, período mais quente do ano, que se estende pelos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, que se torna mais propícia a ocorrência de incêndios, tanto em meio às vegetações nativas, na zona rural, como no perímetro urbano.

Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) apontam que no mês de agosto a corporação atendeu entre 12 e 15 ocorrências somente de incêndios por dia. A maioria ocasionada pela ação humana, realizada sem as medidas de segurança necessária.

Segundo o relações públicas do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel José Veloso, a recomendação é de que, caso seja estritamente necessário fazer algum tipo de “limpeza” de terreno, que se realize em um horário de temperaturas mais amenas, como no início da manhã. “Além disso, é fundamental a construção de um afastamento de segurança, um aceiro de, no mínimo, uma vez e meia a altura da vegetação, sendo no mínimo de três metros”, explica o bombeiro.

Outra recomendação do Corpo de Bombeiros é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. A realização de queimadas pode ser enquadrada na lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A orientação é válida também para residências e condomínios vizinhos a terrenos baldios, onde incêndios espontâneos são mais comuns nessa época do ano. “Esse aceiro tanto permite esse isolamento, quanto facilita o acesso do Corpo de Bombeiros ao local. Em casos mais extremos, em que temos condomínios residenciais que ficam mais próximo de zonas de mata, a recomendação é de que esse aceiro seja até maior”, diz o tenente-coronel.

O CBMP também recomenda que a realização das denúncias seja acompanhada de informações complementares que facilitem o acesso dos brigadistas ao local, como um ponto de referência preciso e localização exata.

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros em todo o país é o 193, disponível 24h. Além desse contato, em Teresina, a central de chamadas da corporação também pode ser contactada pelo telefone (86) 9 8851-1741.

Acidentes domésticos são causas de incêndios em perímetro urbanos

Na cidade, além dos riscos de incêndios em terrenos baldios, outros cuidados também devem ser adotados dentro de casa. “As causas dos incêndios são as mais variadas possíveis. Vão desde instalações elétricas inadequadas, até acidentes com fogo, seja com velas até produtos aromáticos. Os incêndios surgem das situações corriqueiras e podem acontecer com qualquer pessoa, por isso devemos estar atentos”, pontua Veloso.

Prevenção

Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) desenvolve ações por meio da Coordenadoria de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e também dispõe de quatro brigadas de incêndio atuando no cerrado em parceria com as prefeituras de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Redenção do Gurguéia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.