Pedro II - PI

Covid-19: 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II é cancelada

O governo estadual alegou que a medida foi tomada com o objetivo de preservar a saúde da população da cidade e em obediência às normativas e enfrentamento da covid-19.

Davi Fernandes
Teresina
18/05/2020 16h52 - atualizado 16h59

O Governo do Estado do Piauí anunciou nesta segunda-feira (18) que o Festival de Inverno, previsto para ser realizado de 11 a 14 de junho no município de Pedro II, foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por meio de nota, o governo estadual alegou que a medida foi tomada com o objetivo de preservar a saúde da população da cidade e em obediência às normativas e enfrentamento da covid-19, determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

  • Foto: Reprodução/Governo do PiauíNota de esclarecimentoNota de esclarecimento

O evento acontece, tradicionalmente, no feriado de Corpus Christi e atrai milhares de turistas e visitantes de todo o país. Considerado um dos maiores eventos culturais do Piauí e do Nordeste, o Festival envolve música, artesanato, além de valorizar a culinária e turismo locais durante quatro dias de festividades. Ao longo das 16 edições, trouxe ao estado diversos artistas e bandas renomadas nacionalmente, como Paulo Ricardo, Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos, Skank, entre outras, bem como atrações regionais e locais.

Casos no Piauí

O Piauí já registra 80 óbitos por coronavírus (covid-19), segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na noite deste domingo (17). O número subiu de 72 para 80, ou seja, 8 novas mortes desde a última atualização. A quantidade de casos também aumentou, passando de 2.252 para 2.287, o que representa um aumento de 35 novos casos.

Conforme o boletim, dos novos casos confirmados são 21 mulheres e 14 homens, com idades que variam de 1 a 91. Ainda de acordo com a Sesapi, 14.351 casos foram descartados após a realização de exames e testes.

Uma mulher de 78 anos foi a quarta vítima da covid-19 no município de Água Branca. A cidade de José de Freitas registrou o primeiro óbito, um homem de 72 anos e em Barras a vítima foi um homem de 77 anos.

Na capital foram registradas cinco mortes, sendo quatro mulheres com 58 anos, 62 anos, 63 anos e 85 anos e um homem de 55 anos. Conforme os dados, todos os pacientes tinham comorbidades como diabetes, hipertensão e cardiopatia.

Situação diária de internações

Ainda de acordo com a Sesapi, 296 pacientes receberam alta médica e 359 seguem internados, sendo 236 em leitos clínicos, 121 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 em leitos de estabilização.

105 municípios

A Sesapi informou ainda que são 105 municípios com casos confirmados de covid-19. Segundo o boletim, no informativo do sábado (16) constava as cidades de Pavuussu e Dirceu Arcoverde, mas houve erro de digitação da naturalidade do paciente.O paciente de Pavussu mora em São Paulo e o de Dirceu Arcoverde reside em Picos. Sendo assim os dois municípios não entram na lista com casos confirmados da doença.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Parnaíba registra 119 casos confirmados do novo coronavírus

Brasil tem 16.118 mortes e 241.080 casos confirmados de coronavírus

Sobe para 80 número de mortes por coronavírus no Piauí