Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino Filho diz que está em busca do melhor tratamento

O protocolo desenvolvido pelo grupo de médicos foi encaminhado para a avaliação da Sociedade Brasileira de Infectologia, da Associação de Medicina Intensiva e do Conselho Federal de Medicina.

O prefeito Firmino Filho divulgou no Twitter um texto informando que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está analisando todos os avanços da ciência para a criação de um protocolo mais eficiente em busca do melhor tratamento para curar mais pessoas com covid-19.

“Tenho ouvido com frequência os apelos de várias pessoas, de todas as áreas, sobre a adoção de um protocolo específico no tratamento da Covid-19. Entendo a ansiedade e informo que todo e qualquer avanço ou recurso comprovado pela ciência, está sendo analisado e utilizado pela Fundação Municipal de Saúde, que mantém um diálogo permanente com infectologistas e pesquisadores de todo o mundo”, detalhou o prefeito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Firmino Filho ainda tratou sobre o uso de hidroxicloroquina que tem sido defendido por alguns médicos.“Respeito totalmente o grupo de médicos, inclusive os medicamentos que eles defendem, já são utilizados no protocolo desenvolvido pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública Municipal. A hidroxicloroquina associada a outros medicamentos já é usada em Teresina para o tratamento da doença, mas sem deixar de considerar seus riscos já comprovados como: infarto, diabetes derrames entre outros”, ressaltou Firmino Filho.

Ele explicou que o protocolo desenvolvido por um grupo de médicos para o uso da hidroxicloroquina foi encaminhado para a avaliação da Sociedade Brasileira de Infectologia, da Associação de Medicina Intensiva e do Conselho Federal de Medicina.

“Enquanto não temos resposta oficial, não podemos perder de vista que cada médico é responsável pelo seu paciente, seja qual for a fase da doença. Na rede municipal de saúde, temos total confiança na capacidade técnica do nosso corpo clínico e, por isso mesmo, defendemos que ele tenha autonomia para a abordagem que considere mais eficiente, respeitando a necessidade e as reações do paciente a qualquer tipo de tratamento”, informou o prefeito Firmino Filho.

Sobre o uso da hidroxicloroquina nas unidades de Saúde em Teresina, o prefeito esclareceu que a medicação é aplicada na quantidade certa para diminuir os riscos. “Medicar sem critério é assumir um risco ainda maior”, finalizou Firmino Filho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino diz que Teresina ainda não tem capacidade para adotar lockdown

Firmino diz que médicos têm autonomia para uso de hidroxicloroquina

Covid-19: Prefeitura de Teresina abastece 10 UBSs com hidroxicloroquina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.