Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino pede o envio de 45 médicos intensivistas a Pazuello

"Temos enfrentado algumas limitações, especialmente ao que se refere a recursos humanos. Por isso, estamos demandando ao Ministério da Saúde o envio de 45 médicos", disse Firmino.

Devido a falta de profissionais para atuarem nos hospitais de campanha no combate da Covid-19, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) pediu ao Ministério da Saúde o envio de profissionais intensivistas com o objetivo de atuarem na assistência de pacientes vítimas do novo coronavírus.

“Nas últimas três semanas tivemos um agravamento da Covid-19 na capital. Nossas UTIs estão com taxa de ocupação de 81% na rede da cidade e de 90% na rede pública. Temos enfrentado algumas limitações, especialmente ao que se refere a recursos humanos. Por isso, estamos demandando ao Ministério da Saúde o envio de 45 médicos intensivistas ou de outros profissionais médicos que tenham experiência em tratamento intensivo”, explicou Firmino.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

A demanda foi intermediada pelo presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que nesta quinta-feira (25) recebeu uma sinalização positiva do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

“Foi uma reunião bastante produtiva com o ministro Pazuello. Colocamos a mensagem do prefeito informando sobre a taxa de ocupação das UTIs e o novo hospital de campanha que será inaugurado. O ministro ficou de nos atender e saímos bastante confiantes”, pontuou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Senador Ciro Nogueira Senador Ciro Nogueira

De acordo com a Prefeitura de Teresina, os dados da última pesquisa de investigação sorológica sobre o coronavírus em Teresina mostraram que 18% da população está positivada com relação ao vírus, e que 4% está em fase ativa.

A Prefeitura ainda vai inaugurar o hospital de campanha João Claudino na próxima semana, mas é preciso profissionais com experiência em unidades de terapia intensiva para o pleno funcionamento da unidade.

Situação da covid-19 em Teresina

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), atualizado na noite desta quarta-feira (24), apontam que a cidade de Teresina já registra 307 óbitos por covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus e 6.618 casos confirmados.

Dos novos óbitos registrados em Teresina são quatro homens e duas mulheres. As vítimas do sexo masculino tinham 31, 49, 92 e 99 anos. As do sexo feminino tinham 85 e 99 anos.

NOTÍCIA RELACIONADA

Piauí ultrapassa 17 mil casos e chega a 546 mortes por covid-19

Teresina registra 6 novas mortes provocadas pela covid-19 em 24h

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.