Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: “isolamento vertical é uma falácia”, diz Firmino Filho

O isolamento vertical propõe isolamento apenas para pessoas que estão no grupo de risco, como idosos e pessoas com algum problema de saúde.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) afirmou durante uma live no seu perfil oficial do Instagram nesta sexta-feira (27) que o “isolamento vertical é uma falácia”. O isolamento vertical propõe isolamento apenas para pessoas que estão no grupo de risco, como idosos e pessoas com algum problema de saúde.

O prefeito citou o caso da Inglaterra, onde o isolamento vertical não surtiu efeito. Firmino acredita que apenas o isolamento social amplo será eficiente no retardamento da proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“Fique em casa. Temos que fazer o isolamento social. Só deve funcionar no estado o que é essencial para a cidade sobreviver. É necessário que tenhamos essa consciência. A alternativa do isolamento vertical é uma falácia. Só temos uma saída, o isolamento horizontal”, afirmou.

Não é gripezinha

O tucano voltou a dizer que a pandemia é uma coisa série e que países do mundo todo está tentando enfrentar.

“Não é só Teresina. Está tendo isso em Fortaleza, Teresina, São Paulo, na Europa, Estados Unidos. Por que as medidas estão sendo tomadas? É um problema do globo. A gente tem que deixar clara a natureza da crise sanitária que estamos passando. Não é mais uma gripezinha, é uma coisa grave”, continuou.

Contaminação

Firmino disse ainda que “se nós deixarmos esse vírus solto em poucos meses 60% dessa população vai estar contaminada e 1% vai ser levada a óbito. ” Em uma cidade com 1 milhão de habitantes, por exemplo, 60% compreende 600 mil pessoas e 1% são 6 mil. Esse seria o número de mortes pelo novo coronavírus.

“São pessoas que perderão suas vidas, imagine quantas pessoas que vão chegar ao s hospitais procurando leito. Isso é sério, não é brincadeira. Estamos falando da vida de pessoas, nossos entes queridos, nossos pais, nossas mães, nossos irmãos, irmãos de igreja. Isso é coisa séria”, continuou.

Morrer sem acessar um hospital

O prefeito ainda declarou que a rede de saúde não terá condições para suportar uma grande quantidade de contaminados. Os óbitos, conforme o prefeito, poderão surgir mesmo sem que as pessoas contaminadas consigam acessar um hospital.

“Os especialistas dizem que não temos vacina, e leva muito tempo para fazer, não temos remédio para fazer a cura e o que temos é o isolamento social. Se o vírus ficar solto, a quantidade de infectados será tão grande e não terá hospital. O sistema vai ficar caótico e grande quantidade de pessoas vão morrer sem conseguir acessar um hospital”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MP-PI faz alerta sobre descumprimento das medidas de isolamento social

Pressão para fim do isolamento vem de investidores da Bolsa, afirma Maia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.