Fechar
GP1

Piauí

Covid-19: juiz José Vidal determina retorno de detentos aos presídios

A decisão do juiz José Vidal de Freitas Filho, titular da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Teresina, é desta quarta-feira (23).

O juiz José Vidal de Freitas Filho, titular da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Teresina, manteve para o dia 1º de outubro o retorno dos presos que tiveram seu regime semiaberto convertido em prisão domiciliar excepcional e temporária, em função da pandemia, aos estabelecimentos prisionais de Teresina e de Altos. A decisão é desta quarta-feira (23).

A decisão é uma negativa ao pedido de prorrogação da prisão domiciliar formulado pela Defensoria Pública Estadual por levar em consideração a retomada, em grande parte, das atividades públicas e privadas no estado do Piauí e a adoção de todas as medidas sanitárias necessárias para o retorno seguro dos apenados, a ser seguida pela Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (Sejus).

  • Foto: GP1Juiz José Vidal de FreitasJuiz José Vidal de Freitas

A alternativa da prisão domiciliar aos cumpridores de penas em regime semiaberto foi imputada pela Vara de Execuções Penais, em março deste ano, quando teve início a pandemia, em conformidade com a Recomendação nº 62, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomendava aos tribunais e magistrados adotarem medidas preventivas à propagação da do novo coronavírus no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

Tiveram concedidas a prisão domiciliar no período de pandemia os presos que cumpriam trabalhos externos e que não se encontravam em prisão provisória por outro crime.

A medida visava à redução da propagação do vírus nos estabelecimentos prisionais, especialmente em atenção às más condições sanitárias e de infraestrutura encontradas em grande parte destes locais, o que poderia implicar riscos à saúde além dos apenados, a seus familiares e à sociedade, no geral.

No entanto, de acordo com o disposto na decisão, “a situação da pandemia da covid-19 no estado do Piauí está se normalizando, tendo em vista o retorno regular das atividades públicas e privadas, com as cautelas devidas, inclusive no âmbito do Poder Judiciário”.

Além disso, “comunicado informalmente pela Secretaria de Justiça, nenhum dos casos de covid 19 nos estabelecimentos prisionais exigiu ao menos internação de preso, estando todos os infectados sem sintomas ou, no máximo, com sintomas leves”, fator que reforçou a decisão, no tocante ao indeferimento da prorrogação da prisão domiciliar e à autorização do retorno dos reeducandos do regime semiaberto aos presídios.

A Secretaria de Justiça deverá fornecer todos os materiais e equipamentos de proteção individual e higiene suficientes para garantir a proteção dos internos recolhidos nas unidades prisionais de Teresina e Altos.

Conforme informado ainda pela Sejus, “todos os apenados que retornarem no dia primeiro de outubro serão submetidos a testes (para detecção da covid-19)”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: detentos em prisão domiciliar devem voltar aos presídios no Piauí

Covid-19: advogado quer prisão domiciliar a presos acima de 60 anos no Piauí

Coronavírus: Juiz manda soltar todos os presos em regime semiaberto no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.