Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Marcelo Castro defende continuação do isolamento social

"Não podemos nos contaminar todos de uma vez porque o sistema de saúde do Brasil não tem muita folga”, disse o senador.

Em entrevista à TV Senado nesta quarta-feira (15), o senador Marcelo Castro (MDB) se mostrou favorável a continuação do isolamento social como melhor maneira para diminuir a disseminação do novo coronavírus (covid-19) no país.

O senador e ex-ministro da Saúde no Governo Dilma citou exemplos de outros países que adotaram o distanciamento social associado com o uso de máscaras e testaram uma grande quantidade de pessoas.

  • Foto: Alef Leão/GP1Marcelo CastroMarcelo Castro

"Quase todos os países do mundo tomaram medidas de isolamento social. Os que se deram melhor, além das medidas de distanciamento social fizeram testes e usam máscaras. Se você pegar um país que tenha baixo índice de contaminação e baixa mortalidade, você pode afirmar com segurança, tomou as medidas de distanciamento social precocemente, fez testes e está usando máscara”, afirmou.

"Batendo cabeça”

Ao ser questionado sobre o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que divergem no quesito isolamento social, Castro falou que todas as recomendações de entidades de saúde internacionais são para que continue sendo feito o isolamento social.

"Aqui no Brasil nós ficamos batendo cabeça, o ministro da Saúde, os estados, o mundo científico, o mundo inteiro, a Organização Mundial da Saúde, todos preconizando o isolamento social, que é uma coisa óbvia, porque se vamos nos contaminar, não podemos nos contaminar todos de uma vez porque o sistema de saúde do Brasil não tem muita folga”, disse.

"Se um governador precisa fazer um hospital em uma região de 100 leitos, ele não faz um hospital de 200 leitos. Para as doenças que acontecem todos os dias como AVC, infarto, câncer, o sistema já está funcionando ajustado. Se houver uma sobrecarga muito grande, não resiste. Nova Iorque não resistiu. Nós não vamos resistir”, finalizou o senador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro compartilha vídeo que pede fim do isolamento

Wellington diz que fim do isolamento causará genocídio e reza 'Pai Nosso'

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.