Fechar
GP1

Piauí

Covid-19: procura por atendimento médico cresce 8,5% no Piauí, diz IBGE

São considerados como sintomas conjugados da Covid-19 para a pesquisa: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

A pesquisa PNAD Covid-19 apontou que em outubro, quase metade (47,9%) das pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da covid-19 procuraram atendimento médico no Piauí. Em setembro, apenas 39,4% dessas pessoas haviam buscado estabelecimento de saúde. No entanto, o percentual continua inferior ao verificado em agosto, quando 70,9% da população com sintomas conjugados havia procurado atendimento no Piauí.

A pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. São considerados como sintomas conjugados de covid-19 para a pesquisa: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

  • Foto: Ascom/FMSPaciente realizando teste para Covid-19Paciente realizando teste para Covid-19

Na comparação com setembro, cresceu em 128,6% a quantidade de pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da covid-19. Eram 7 mil pessoas com sintomas conjugados em setembro, número que chegou a 16 mil em outubro, no Piauí.

Também aumentou em 8,2% a quantidade de pessoas que apresentaram sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral. Cerca de 98 mil pessoas haviam relatado ter tido pelo menos um sintoma em setembro, passando a 106 mil pessoas em outubro.

Os 12 sintomas relacionados a síndromes gripais em geral são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

Entre as pessoas com sintomas isolados, a procura por atendimento médico é menor. Cerca de 25,5% das pessoas que relataram ter tido pelo menos um sintoma relacionado a síndromes gripais foram a estabelecimento de saúde em outubro, no Piauí.

NOTÍCIA RELACIONADA

IBGE: 58,4% das residências no Piauí receberam auxílio emergencial

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.