Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: TJ-PI nega pedido para retorno de atividades em academias

A decisão do desembargador Edvaldo Pereira Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, foi dada no dia 21 de maio.

O desembargador Edvaldo Pereira Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, negou mandado de segurança impetrado pelos advogados Mateus Cavalcante Barros e José de Ribamar Veras Junior contra o governador Wellington Dias para retorno de atividades consideradas não essenciais proibidas no estado por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). A decisão foi dada no dia 21 de maio.

Os advogados pretendiam obter ordem de segurança para que, mesmo no contexto da pandemia, pudessem utilizar, livremente, academias, salões de beleza e barbearias, sem irregularidade e/ou aplicação de multa, diante das vedações impostas, através de atos gerais, pelo governador. Também objetivam a não decretação de novo “lockdown” parcial ou ato similar.

O magistrado destacou na ação que “já se vê que a ação não merece guarida, porque conforme entendimento sumulado pelo STF, não cabe mandado de segurança contra lei em tese, ou seja, ato de caráter normativo e geral”.

Outro ponto analisado pelo desembargador é no que tange à questão de liberdade de ir e vir – à academia ou salão de beleza, por exemplo, “também não pode ser resguardada por esta via, mesmo porque o mandado de segurança é a ação constitucional residual, somente sendo cabível quando não for caso de habeas corpus ou habeas data”.

“O fato de se limitar a ida à academia ou salão de beleza, pode, de fato, violar o direito fundamental de quem nesses lugares quiser ir – o seu direito de liberdade. Mas não justifica a tomada de decisão em excepcionar a medida de cunho sanitário para se evitar o alastramento da doença”, afirmou Moura indeferindo o pedido.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias renova decreto e mantém comércio fechado até 21 de maio

Wellington Dias afirma que não é momento para reabrir o comércio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.