Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Wellington Dias entrega Hospital de Campanha do Verdão

Com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 de estabilização, o hospital vai atender pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Divulgação/Ccom 1 / 12 Wellington Dias em discurso Wellington Dias em discurso
Divulgação/Ccom 2 / 12 Leitos clínicos do Hospital de Campanha do Verdão Leitos clínicos do Hospital de Campanha do Verdão
Divulgação/Ccom 3 / 12 Leito clínico em hospital campanha do Verdão Leito clínico em hospital campanha do Verdão
Divulgação/Ccom 4 / 12 Wellington Dias inaugura hospital de campanha Wellington Dias inaugura hospital de campanha
Divulgação/Ccom 5 / 12 Wellington Dias passa gel na mão na entrada do hospital Wellington Dias passa gel na mão na entrada do hospital
Divulgação/Ccom 6 / 12 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Divulgação/Ascom 7 / 12 Florentino Neto Florentino Neto
Divulgação/Ccom 8 / 12 Leito clínico em hospital campanha do Verdão Leito clínico em hospital campanha do Verdão
Divulgação/Ccom 9 / 12 Respirador em leito clínico do hospital Respirador em leito clínico do hospital
Divulgação/Ascom 10 / 12 Entrega do hospital de campanha Entrega do hospital de campanha
Divulgação/Ascom 11 / 12 Wellington Dias e Florentino Neto Wellington Dias e Florentino Neto
Divulgação/Ascom 12 / 12 Entrega do hospital de campanha Entrega do hospital de campanha

O governador Wellington Dias (PT) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Verdão, montado para atender exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19). A unidade receberá pacientes a partir de segunda-feira, 01 de junho.

A inauguração aconteceu com uma solenidade restrita, devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia. Na ocasião estiveram presentes o secretário de Saúde, Florentino Neto, e membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) de combate à covid-19.

Cerca de 230 profissionais vão atuar na unidade, que, conta com com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização. A estrutura também dispõe de uma área de descanso para os profissionais que vão trabalhar na unidade, e área de acolhimento para os familiares dos pacientes que ficarem internados.

"O hospital de campanha é um trabalho de muitas mãos. Ele será nossa retaguarda para pacientes que exigem uma condição de tratamento antes do agravamento da Covid-19. A ideia é trabalhar a rede básica de saúde com a ajuda do Hospital de Campanha da Prefeitura de Teresina. Assim, vamos desobstruir, por exemplo, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para a implantação de novos leitos de UTIs”, declarou o chefe do executivo estadual.

O secretário Florentino Neto destacou a importância da integração entre Estado e Município no enfrentamento à pandemia. “Quero agradecer a essa integração entre Estado e Município que contribui para o êxito do nosso trabalho, que não tem sido fácil, mas temos buscado superar as dificuldades. E este aqui é um exemplo dessa busca pela superação. Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos clínicos que nos dá uma situação muito mais confortável do que outros estados. Temos também uma taxa de ocupação de leitos de UTIs melhor que outros estados. Neste hospital de campanha teremos 103 leitos e um trabalho integrado com a rede, numa interlocução com as demais unidades da rede estadual e municipal que vai garantir a entrada e saída de paciente de outros lugares”, explicou o gestor.

O hospital será voltado ao atendimento de pacientes regulados pela rede pública de saúde, encaminhados pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou prontos-socorros e que precisam de internação com cuidados de baixa e média complexidade, como explicou o diretor da unidade, Jefferson Campelo.

“Chegamos ao fim de um grande desafio ou o início de um grande desafio. Quero agradecer a todos que se empenharam para que este momento pudesse ocorrer. Estamos entregando um hospital de qualidade e com toda condição de atender da melhor forma a nossa população. O governador Wellington Dias se propôs a entender essa pandemia e isso facilitou muito o nosso trabalho, bem como os esforços do secretário de Saúde Florentino Neto e toda sua equipe”, afirmou Campelo.

Parceria com a UFPI

Segundo Florentino Neto, o hospital funcionará em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que realizará pesquisas que serão publicadas no mundo inteiro. A unidade será operada pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), entidade ligada à UFPI.

“Com a entrega do hospital, a Fadex ficará responsável também pela aquisição de medicamentos e insumos necessários ao desenvolvimento do projeto; pelas atividades de suporte técnico-científico e administrativo no que diz respeito ao gerenciamento e execução do projeto; assessoria, consultoria e funcionamento das atividades da unidade médica de campanha”, finalizou o secretário.

Entrentamento à covid-19

O governador ressaltou que está empenhado em manter diálogo com profissionais e gestores da saúde que estão na linha de frente no combate à doença, a fim de nortear suas decisões. “Ainda ontem eu fiz uma importante reunião com diretores de hospitais, intensivistas que estão no batente, para que eu, que tomo decisões, possa tomar decisões mais conscientes”, colocou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Teresina chega a 2.067 casos confirmados de coronavírus e 75 óbitos

Brasil tem 26.754 mortes e 438.238 casos confirmados de coronavírus

Piauí registra 146 mortes e 4.503 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.