Fechar
GP1

Piauí

CREA-PI repudia atitude de engenheiro piauiense em vídeo machista

O vídeo viralizou nas redes sociais e ganhou repercussão bastante negativa.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) emitiram uma nota repudiando a atitude do engenheiro piauiense Luciano Gil Mendes Coelho, que aparece em um vídeo onde várias pessoas incitam uma torcedora russa a reproduzir palavras de cunho sexual, após o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo.

  • Foto: Reprodução/InternetBrasileiros assediando mulher na RússiaBrasileiros assediando mulher na Rússia. À direita, o piauiense

O vídeo viralizou nas redes sociais e ganhou repercussão bastante negativa. Luciano é engenheiro civil e já foi integrante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI). Ele também é empresário e já atuou na prefeitura de Araripina-PE e nas secretarias de Saúde e de Educação do Piauí.

Confira a nota do Crea/PI e Confea:

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) lamentam profundamente que um profissional com registro no Sistema Confea/Crea, tenha participado do infame episódio de misoginia e sexismo realizado por um grupo de brasileiros durante a Copa do Mundo 2018.

O exercício da engenharia abrange a promoção da segurança, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da proteção aos valores mais caros da experiência profissional e não o protagonismo de cenas lamentáveis e vergonhosas que desrespeitam a mulher, estrangeiros ou qualquer pessoa.

Desde 2014 o Confea possui um grupo de trabalho Equidade de Gênero e o código de ética das profissões ressalta que a “a profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã”.

O Confea e o Crea-PI ressaltam que atitudes como as protagonizadas podem caracterizar infração ao código de ética profissional já que o mesmo ressalta que “constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem”.

Assessoria de Comunicação Confea/Crea-PI

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.