Fechar
GP1

Piauí

CRLV Digital: tudo que o condutor piauiense precisa saber

Agora ficou muito mais prático e rápido para o condutor adquirir sua documentação atualizada.

Com o período carnavalesco, muitos piauienses viajam para outras cidades e estados, sendo de extrema importância ter em mãos toda a documentação para apresentar para os agentes de trânsito caso necessário. Agora ficou muito mais prático e rápido para o condutor adquirir sua documentação atualizada, é que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo- CRLV Digital já está disponível no Piauí .

“Esse foi um grande avanço, é a tecnologia a serviço do cidadão. Agora ficou muito mais fácil, rápido e seguro para o condutor adquirir a sua documentação veicular: baixa o aplicativo, faz o cadastro, insere seus dados e se estiver com o pagamento em dia, aguardará a opção digital estar disponível para utilizar esta ferramenta. Descomplicado, economizando tempo e recursos do Estado com a impressão da documentação, evitamos assim também filas e contratempos ao usuário.”, destaca o diretor geral do Detran PI.

  • Foto: DivulgaçãoCRLV DigitalCRLV Digital

Mas o que é necessário para ter esta ferramenta? É muito simples, basta baixar o aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para os sistemas IOS e Android. Com a ferramenta no celular, o usuário realiza um cadastro e de posse do número do Renavam e do Certificado de Registro Veicular - CRV (também conhecido como DUT), bastando para isso utilizar um código que fica localizado na parte acima na direita do documento, o condutor vai conseguir visualizar o documento que também pode ser impresso em qualquer impressora e ser apresentado quando o celular estiver indisponível. O documento digital pode ser compartilhado com até cinco usuários cadastrados.

Para o usuário que não possui smartphone, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) desenvolveu a alternativa pioneira de imprimir o CRLV no site do Detran. “Colocando no site, em qualquer lugar do estado, o cidadão tem acesso. Pode imprimir numa folhinha comum e colocar na carteira”, pontuou Antonio Torres, diretor-presidente da ATI.O documento eletrônico de veículos tem o mesmo valor legal do CRLV impresso.

“O CRLV contém todas as informações do documento impresso e um "QR code" para leitura rápida e informatizada. São inúmeras as vantagens.”, finaliza Arão Lobão

É importante destacar: de acordo com o Código de Trânsito, o motorista que for parado sem o documento -impresso ou digital- comete infração gravíssima e pode receber multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira, além de ter o veículo removido. Portanto, se teve problemas com em receber o documento físico, rapidamente você poderá receber digital ou impresso no site , gratuitamente.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.