Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Defensoria pede soltura imediata de presos com tuberculose no Piauí

O habeas corpus foi impetrado de forma eletrônica às 22h46min de ontem (31) e distribuído a 2ª Câmara Especializada Criminal.

Devido ao risco de contágio e propagação da Covid-19 nos presídios piauienses, a Defensoria Pública do Estado do Piauí impetrou Habeas Corpus coletivo no Tribunal de Justiça pedindo a imediata revogação de todas as prisões cautelares das pessoas acometidas por tuberculose, substituindo por prisão domiciliar ou medidas cautelares diversas, bem como a antecipação de saída na forma de prisão domiciliar por razões humanitárias.

No documento os defensores discorrem sobre a pandemia do novo coronavírus e apontam que os estabelecimentos prisionais, são superlotados, insalubres, “verdadeiros antros de proliferação de doenças infectocontagiosas” e que reclamações no tocante a qualidade da comida são corriqueiras.

Relatam que não há equipes mínimas de saúde, nos termos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional – PNAISP, “assim como não contam com água potável abundante, nem com fornecimento regular e suficiente de itens de higiene e vestuário”.

Frisam que os fundamentos para a concessão do habeas corpus são amparados nas recomendações das autoridades sanitárias no que diz respeito à necessidade de maximizar as medidas de prevenção específicas para a população prisional, com a finalidade preservação do direito à vida, à saúde e à integridade física dos presos.

O habeas corpus foi impetrado de forma eletrônica às 22h46min de ontem (31) e distribuído a 2ª Câmara Especializada Criminal. O desembargador Joaquim Dias de Santana Filho foi escolhido por sorteio e vai relatar o feito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presos na Operação Bacuri pedem liberdade ao TJ devido ao coronavírus

Presos na Operação Bacuri pedem liberdade ao STJ devido ao coronavírus

Covid-19: advogado quer prisão domiciliar a presos acima de 60 anos no Piauí

Coronavírus: Juiz manda soltar todos os presos em regime semiaberto no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.