Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Delegacia de combate à corrupção é inaugurada em Teresina

A equipe que irá atuar na unidade policial é composta por dois delegados titulares e sete agentes de Polícia Civil.

Na manhã desta segunda-feira (17), foi inaugurada a Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD). A unidade, que conta com uma equipe composta por dois delegados titulares e sete agentes de Polícia Civil, fica situada na Avenida Campos Sales, mais precisamente no prédio da corregedoria da corporação.

Um dos delegados titulares, Ferdinando Martins, informou ao GP1 que, antes do ganho da autonomia, a pasta dos inquéritos referentes ao crime de corrupção ficava a cargo de uma equipe do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

  • Foto: Helio Alef/GP1Ferdinando MartinsFerdinando Martins

“A gente está recebendo todos os inquéritos que tramitavam no GRECO na divisão de corrupção e, agora, com a autonomia que a Delegacia Geral deu à unidade, dando uma maior estrutura, a gente vai continuar esses inquéritos e também iremos receber novas denúncias que, eventualmente, a sociedade ofereça, o Ministério Público requisite e o Tribunal de Contas do Estado também apresente”, comentou.

O delegado Ferdinando também pontuou que o processo de investigação de crimes desta natureza é um pouco mais lento, até porque requer procedimentos ainda mais burocráticos e que exigem um apoio maior do poder judiciário.

“Demanda bastante tempo, até porque a produção de provas é lenta, ela depende de análise de vínculo de empresas, de gestores, de titulares de obras de pasta na administração pública, parentesco entre essas pessoas, quebra de dados bancários, quebra de sigilo telemático dessas empresas e aos investigados. Isso demanda bastante tempo, inicialmente pelo deferimento do poder judiciário da quebra de sigilo, em seguida a produção da prova no laboratório de lavagem e só depois chega na delegacia a informação produzida”, explicou.

Atuação em parceria com demais delegacias especializadas

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, ressaltou que a delegacia especializada vai atuar no combate à corrupção no âmbito do município, estado e contribuir ainda com o trabalho de outras delegacias especializadas, como é o caso da Delegacia de Prevenção e Repressão ao Entorpecente – DEPRE, tendo em vista o dinheiro usado para financiar o tráfico de drogas muitas vezes é “lavado” na tentativa de encobertar as ações de fiscalização.

  • Foto: Helio Alef/GP1Secretário Fábio AbreuSecretário Fábio Abreu

“O objetivo principal é dar vazão a essas denúncias que estão relacionadas a desvio de recursos na seara do que é de responsabilidade da secretaria estadual de Segurança. Nós fizemos uma parceria com as unidades especializadas, principalmente com a de entorpecentes, para que a gente possa recuperar essas divisas que vêm sendo desviadas pelo tráfico de drogas e vamos atuar nessa questão de corrupção também, sejam de recursos da fonte do município ou do estado”, frisou.

O secretário de Segurança lembrou que o combate a esses tipos de crime vem se intensificando em todo o Brasil e no estado do Piauí também há a necessidade de apuração e responsabilização dos autores. “É uma tendência nacional e o Piauí não vai ficar de fora desse processo, até mesmo pelo motivo que essa delegacia reflete também em recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e isso é algo que a gente precisa ressaltar”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.