Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Delegacia de Proteção ao Idoso deflagra operação em Teresina

A operação tem como verificar denúncias referentes a crimes contra o idoso em toda a Capital.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso (DSPI), deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (21) com objetivo de verificar denúncias referentes a crimes contra o idoso em toda Teresina.

Em entrevista ao GP1, a delegada titular da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, Daniela Barros, deu detalhes das ações realizadas nesta manhã. “Nosso objetivo é a verificação das denúncias referentes a maus-tratos e violência contra o idoso. Hoje vamos fazer as verificações em maior escala, para fazer em toda a Capital, ao mesmo tempo. Nós recebemos as denúncias e vamos verificar, porque o idoso que está em situação de risco não pode esperar”, explicou.

Segundo a delegada Daniela Barros, as denúncias verificadas geralmente resultam em procedimentos criminais. “Não vamos ter o apoio da Polícia Militar, porque vamos apenas verificar. Cinco delegados, mais suas equipes, participaram da operação”, finalizou Daniela. Hoje (21) serão realizadas 20 visitas nas residências das vítimas.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Delegada Daniela BarrosDelegada Daniela Barros

Agressão

Uma aposentada de 67 anos, vítima de violência doméstica feita pelo o próprio filho, de 44 anos, que é usuário de drogas, contou que já recorreu até ao Ministério Público. “Quando ele não tá bebendo ele é uma ótima pessoa, mas quando bebe eu fico 'doida', porque eu não sei o que eu faço. Ele vem para cima de mim, mas eu não deixo ele chegar perto. As agressões ocorrem há vários anos”, contou a vítima, moradora do bairro Cabral.

  • Foto: Lucas Dias/ GP1Delegacia do Idoso deflagra operaçãoDelegacia do Idoso deflagra operação

A delegada Daniela constatou a denúncia e intimou o filho da vítima. “A senhora registrou um boletim de ocorrência em desfavor do filho por violência verbais, e agressões, ou seja, ela não suportou mais a convivência com ele. Quando ele está em estado de embriaguez, ele se transforma e coloca ela em perigo. Com isso, ela procurou o apoio da delegacia. Ele está intimado a comparecer na delegacia na segunda-feira (26). Caso ele persista nesse comportamento ele pode ser afastado dela por medida cautelar”, explicou a delegada.

Outro caso

Uma idosa de 70 anos que mora na Rua Leopoldo Cunha, no bairro Mafrense, que sofre agressões da própria neta, usuária de drogas, recebeu a visita de uma equipe da Delegacia do Idoso. A agressora se utilizava de pertences da própria avó, vendia e trocava por drogas. Segunda a deegada, a acusada ameaçava a vítima, afirmando uma gangue viria matá-la, caso ela não conseguisse o que queria. “Ela tá refém da neta, alguém nos avisou e nós viemos tomar as providências. Para realizar denúncias, as pessoas podem ligar para o disk 100, que é número do Governo Federal, que eles anotam as denúncias e passam para gente, e podem ligar também para o telefone da delegacia que é 3216 5251. Faz muito tempo que ela maltrata a idosa. A vítima suporta a agressão da neta”, falou a delegada sobre mais um caso.

Durante diligências, os policiais localizaram a suspeita, que foi intimada. "Ela [agressora] chorou muito, mas não negou que teve esse comportamento violento. Ela viu que se ela continuar com esse comportamento ela pode ser presa e perder a guarda dos filhos. A Delegacia do Idoso não tolera esse tipo de comportamento", finalizou a delegada Daniela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.