Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dentista Delzuíte Macêdo é liberada após 5 dias presa em Teresina

O fato foi confirmado pelo advogado de Delzuíte, Wisner Ribeiro, ao GP1 na tarde desta segunda.

A dentista Delzuíte Ribeiro de Macêdo, que foi presa por meio de um mandado de prisão temporária na última terça-feira (17) por racismo contra uma bebê, foi solta na manhã desta segunda-feira (23), após ficar cinco dias presa na Penitenciária de Teresina.

  • Foto: Facebook/Delzuíte MacedoDelzuíte MacedoDelzuíte Macedo

O fato foi confirmado ao GP1 pelo advogado de Delzuíte, Wisner Ribeiro, na tarde desta segunda. Ele acrescentou que a prisão foi injusta e ocorreu somente para atender a um clamor social. “Ela foi solta às 8h da manhã e agora irá responder ao processo em liberdade. Agora tem uma questão, a prisão foi realizada porque ela não prestou depoimento, só que em nenhum momento a Delzuíte foi intimada ou chamada na delegacia para prestar esclarecimento, a prisão foi injusta e desnecessária, somente para atender a influência da mídia e o clamor social”, informou.

Ainda de acordo com o advogado, a defesa da dentista alega duas teses, a inimputabilidade e a desclassificação do crime de racismo para injúria racial. “A defesa tem várias teses, a primeira da inimputabilidade porque a Delzuíte sofre de problemas mentais, motivo pelo qual ela não deve ser presa e sim encaminhada para os devidos tratamentos e a desclassificação do crime de racismo para injúria racial, pois o racismo tem a pena maior, é inafiançável, imprescritível e ofende a coletividade, e na postagem da minha cliente, ela teve apenas a intenção de atingir a outra dentista com quem tem uma rixa e não a filha dela, por isso a injúria racial, que consiste quando alguém ofende a honra de uma outra pessoa por raça, cor, religião, ou origem, e foi isso que a Delzuíte fez”, disse.

Wisner Ribeiro ainda revelou que Delzuíte está em um local seguro, para proteger sua integridade física, devido a repercussão do caso, mas que sua cliente irá colaborar com a Justiça. Ele ainda desmentiu as afirmações que a dentista responde a outros processos por racismo. “Ela só teve uma acusação por racismo, que é essa, ela tem outras acusações, mas são civis, de injúria e difamação”, esclareceu.

Entenda o caso

A dentista Delzuíte Ribeiro Macêdo foi presa na última terça-feira (17), acusada de fazer comentários racistas há cerca de um mês, em sua rede social, contra uma bebê no município de São Raimundo Nonato. A bebê, que na época possuía apenas um mês de idade, é filha de uma ex-amiga de Delzuíte, Thaiane Neves, que registrou o boletim de ocorrência na Delegacia do município no dia 09 de abril.

Na publicação, a suspeita compara o seu filho com a bebê: “O Gui é lindo e branco! Uma coisa eu caprichei nessa vida: eu não misturo o meu sangue com merda! Sou neta do Sr. João Apolônio. Já dizia o meu avô: 'quando não caga na entrada, caga na saída'. Aí minhas amigas só me chegam com *...* mulher como a filha de fulana é feia você já viu? kkk e eu só respondo: Não amiga! Não me interesso por gente que nunca chegará ao meu tom de pele. Não adianta pintar o cabelo de vela, se os cromossomos condenam! [...] 'Preconceito' sim, eu sou 'preconceituosa', mas abraço e beijo meus amigos de outras cores e coloridos. Mas escolhi a dedo com quem me misturar os A+ e O+”, disse a dentista na publicação.

Delzuíte Macêdo já estava sendo processada pela mãe da criança por difamação, injúria e ameaça há quase um ano e meio. Outras três pessoas também estão processando a dentista pelos mesmos motivos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.