Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deolindo defende professores e diz que eles ‘ocuparam’ plenário

"Se a casa do povo, temos o povo ocupando-a, isso é natural, faz parte do processo democrático, já tivemos isso em outros momentos", destacou o vereador.

O vereador Deolindo Moura (PT) voltou a negar nesta sexta-feira (13) que tenha aberto a porta do plenário da Câmara Municipal de Teresina propositalmente para que os professores que manifestavam pudessem adentrar a área restrita aos parlamentares. Na quinta-feira (12) professores adentraram o plenário após protesto contra o parcelamento do reajuste salarial da categoria.

“Não posso deixar de admitir que fui eu que abri a porta, mas proposital acho que é um pouco demais. Na verdade, sempre que tem qualquer tipo de votação a gente abre para poder falar com a imprensa e eu fiz isso ali naquele momento”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deolindo MouraDeolindo Moura

Deolindo defendeu ainda que os professores não invadiram o plenário. O vereador disse que os manifestantes ‘ocuparam’ a parte exclusiva aos parlamentares, já que a Casa é do povo.

“No que diz respeito à questão ocupação, e a palavra é essa, quero inclusive dizer que não [foi] invasão. Se a casa do povo, temos o povo ocupando-a, isso é natural, faz parte do processo democrático, já tivemos isso em outros momentos, inclusive aqui na Câmara Municipal de Teresina. Não vejo isso como problema”, defendeu.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sindicalistas ocupam o plenário da CâmaraSindicalistas ocupam o plenário da Câmara

O problema, segundo o vereador é tentar resolver o problema dos professores, que protestam contra o parcelamento do reajuste de 12,84%. “Acho que está na hora de a gente ter um pouco mais de equilíbrio, da gente buscar resolver o que de fato interessa, que é a situação dos professores e garantir que a nossa cidade possa ter uma educação com tanto vigor, plena e funcionando bem com professores felizes por esse reajuste. Me solidarizo com a gestão, mas também não posso deixar de me solidarizar com os professores”, finalizou.

Conversa

Durante a sessão da última quinta-feira (12), transmitida ao vivo no canal da Câmara no YouTube, é possível ouvir uma conversa entre o presidente da Casa, Jeová Alencar e o vereador Dudu (PT). Alguns vereadores da base acreditam que a invasão dos professores foi arquitetada.

A porta do plenário foi aberta pelo vereador Deolindo, que justificou que foi dar uma entrevista e foi empurrado pelos professores. A conversa entre Dudu e Deolindo foi captada pelos microfones da Câmara durante um pronunciamento do vereador Joaquim do Arroz.

No áudio Dudu diz ‘Manda o Deolindo’ e Jeová responde ‘Manda lá, do lado direito’. Em entrevista ao GP1, Jeová negou que tenha premeditado a invasão e disse que falava de um livro que estava à sua direita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jeová nega que tenha arquitetado invasão ao Plenário da Câmara

Após tumulto, Jeová pede reforço policial e votação é suspensa

Graça Amorim diz que professores invadiram plenário com ajuda da oposição

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.