Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deolindo diz que vereadores se uniram para impedir seu discurso

O vereador disse que os parlamentares da situação preencheram seus nomes na lista de inscrição para discurso, não deixando espaço para os da oposição.

Uma pequena confusão foi registrada na manhã dessa quinta-feira (6) na sessão plenária da Câmara Municipal de Teresina. O vereador Deolindo Moura (PT) afirmou que os vereadores da situação se uniram para impedir que ele discursasse na sessão de hoje.

O vereador disse que os parlamentares da situação preencheram seus nomes na lista de inscrição para discurso, não deixando espaço para os da oposição e quando os vereadores da base do prefeito foram chamados, renunciaram ao direito de discursar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deolindo MouraDeolindo Moura

“Nós temos aqui uma situação montada no qual nós temos três vagas no segundo expediente, que é o grande expediente aqui da Câmara e nós temos duas suplências. Quando é escrito ali, o vereador que está secretariando, ele já chama os vereadores da base e todos eles abdicam. Então, eu não entendo como é que alguém que deseja fazer uso da palavra, de repente, com dois minutos depois, abdica desse uso da palavra só para não deixar que um vereador da oposição venha a se inscrever. Que perigo é que traz a oposição à oposição para a atual gestão? O perigo da fala na tribuna da Câmara Municipal de Teresina?”, questionou o parlamentar.

O parlamentar destacou que é papel da oposição falar sobre a gestão do prefeito. “O debate é necessário para os problemas da cidade, é necessário o uso da tribuna, é necessária a participação da oposição até como forma de contribuir, buscar soluções para os problemas. É isso que nós temos buscado para o nosso mandato. Cinco pessoas se inscrevem e cinco pessoas abdicam só para não deixar com que a gente faça uso da palavra. Que medo é esse da fala da oposição na tribuna da Câmara Municipal de Teresina? É algo incompreensível e ao mesmo tempo compreensível quando você toma o ponto de vista de uma gestão que tem muita dificuldade de absorver os problemas da idade e buscar soluções”, afirmou Deolindo.

Sobre a declaração da vereadora Graça Amorim de que ele estava inscrito e perdeu vez, o parlamentar explicou que a situação não foi essa. “O que acontece é que nós tivemos hoje duas sessões para a aprovação de um projeto da prefeitura de Teresina. Na primeira sessão, eu estava inscrito no pequeno expediente. Eu abri mão do pequeno expediente porque teria o grande expediente na segunda sessão. Então, quando eu fui me inscrever, o secretário da mesa fez a inscrição rápida, que é um vereador da base do prefeito, deu o sinal para os vereadores da base do prefeito e eles foram todos se inscreverem no grande expediente. O fato é que nós devemos ter um pouco mais de lealdade no debate dos problemas na Câmara Municipal de Teresina. Nós temos buscado fazer um mandato de forma construtiva, respeitando as posições políticas do prefeito Firmino Filho, a relação política que ele tem com a Casa”, destacou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.