Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deputado federal Átila Lira descarta a extinção do Fundeb

"Já existe uma comissão, da qual faço parte, e que já conta com um projeto para prorrogar, ampliar os recursos e mudar a forma de distribuição", disse Lira.

O deputado federal piauiense Átila Lira (Progressistas) afirmou, durante entrevista à imprensa nessa segunda-feira (25), que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), não vai ser extinto. O tema foi discutido durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Piauí e contou com a presença de representantes do setor, além de políticos do Estado.

Átila explicou que embora o Fundeb encerre no final do próximo ano, já existe um projeto para prorrogar e ampliar os recursos. Ele acrescentou que a proposta trata também sobre a mudança na distribuição para os estados.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1O deputado federal Atila Lira também foi para o evento O deputado federal Atila Lira também foi para o evento

“Essa possibilidade não existe. O Fundeb é um fundo federal que financia a educação básica de níveis fundamental e médio. Embora ele encerre no final do ano que vem, mas já existe uma comissão, da qual faço parte, e que já conta com um projeto para prorrogar, ampliar os recursos e mudar a forma de distribuição para melhorar a situação dos estados pobres como o Piauí”, disse o deputado.

Átila Lira falou em termos percentuais e adiantou que os recursos federais serão ampliados de 10% para 15%. “A gente vai buscar diminuir as disparidades na distribuição dos recursos. Nosso estado teria uma distribuição melhor. A renda per capta do Piauí é muito baixa. São Paulo, por exemplo, é dez vezes maior”, afirmou Lira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MEC não apoiará proposta que prevê Fundeb permanente com 40% de recursos

Deputada Rejane Dias defende PEC que torna Fundeb permanente

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.