Fechar
GP1

Política

Deputados da oposição oficializam apoio a Themístocles Filho

A eleição acontece na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro. Primeiro será realizada a posse dos deputados e depois a escolha da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.

O grupo composto pelos deputados estaduais que fazem oposição ao governo, formado pelos parlamentares Marden Menezes (PSDB), Evaldo Gomes (PTC), Gustavo Neiva (PSB) e Teresa Britto (PV) se reuniram na manhã dessa segunda-feira (28) e decidiram que vão apoiar a reeleição de Themístocles Filho (MDB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Eles se reuniram com o presidente da Alepi em seu gabinete.

A eleição acontece na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro. Primeiro será realizada a posse dos deputados e depois a escolha da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. Para a presidência estão concorrendo Themístocles Filho e Hélio Isaías (PP). Com a proximidade da eleição, os deputados estão definindo em quem vão votar.

  • Foto: GP1 Oposição reunida com deputado Themístocles Filho  Oposição reunida com deputado Themístocles Filho

João Mádison (MDB) comemorou a adesão do grupo de oposição. “Com muita humildade a candidatura do Themístocles conseguiu os quatro deputados da oposição, isso é muito bom para essa Casa. Isso nos deixa muito satisfeito e estamos abertos ao diálogo com a outra chapa. Hoje estamos muito satisfeitos, pois isso fortalece a candidatura do Themístocles, aqui não tem essa de já ganhou, vamos com muita tranquilidade e humildade caminhar para uma candidatura fortalecida”, afirmou.

O deputado estadual Marden Menezes afirmou que com o acordo firmado, o grupo de oposição ocupará duas vagas na chapa de Themístocles e que espera ter espaço nas comissões técnicas. “Nós conversamos muito nos últimos dias. Somos um bloco de oposição e decidimos apoiar o atual presidente. Nós estaremos disputando duas vagas. A 2ª vice-presidência que será disputada pelo Evaldo Gomes e a 2ª secretaria onde eu estarei disputando. Nós reiteramos ao presidente da Casa para que haja um respeito as minorias. Somos uma bancada de oposição com quatro deputados, então somos minoria na Casa. É preciso que o regimento seja respeitado e preservado. É preciso que tenhamos nossos direitos de ocupação de espaço nas Comissões Técnicas, e se possível até presidindo alguma comissão relevante para que a oposição possa desempenhar da melhor forma possível o seu papel. O deputado Gustavo será o líder do bloco de oposição e a Teresa Britto a vice-líder”, explicou.

Já Gustavo Neiva destacou que a decisão "demonstra a unidade da oposição. É importante essa coesão da oposição para a gente desenvolver os trabalhos aqui nesta Casa e assim nós resolvemos aqui pelo apoio ao deputado Themístocles Filho".

Eleição causa atritos

O senador Ciro Nogueira (PP) é um dos políticos que tem atuado de forma expressiva na eleição, com o objetivo de conseguir votos para Hélio Isaías. Ele chegou até mesmo a fazer ameaças ao vereador Venâncio Cardoso (PP) para que ele conseguisse convencer a mãe, a deputada Flora Izabel (PT) a votar no candidato do Progressistas, mas a deputada já manifestou que irá votar em Themístocles.

Governador não interfere em eleição

Themístocles Filho e seus aliados já manifestaram por diversas vezes que não querem a interferência de Wellington na disputa. Já os aliados de Hélio Isaías pensam diferente, eles acreditam que é essencial a participação do governador na eleição. Para evitar atritos, Wellington Dias decidiu não tomar partido, já que se trata de dois aliados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.