Fechar
GP1

Política

Deputados discutem reforma de Wellington Dias em reunião no Karnak

O deputado estadual Francisco Limma explicou que o objetivo é tirar dúvidas que possam existir em relação a reforma.

Deputados estaduais vão participar na tarde dessa segunda-feira (25), por volta das 16h30, de uma reunião no Palácio de Karnak para discutirem sobre a reforma administrativa encaminhado pelo governador Wellington Dias (PT) para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A reunião vai ter a participação do secretário de Governo, Merlong Solano (PT), do secretário de Administração e Previdência, Ricardo Pontes, do deputado Francisco Limma (PT), líder do governo na Alepi, do deputado Wilson Brandão (PP), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Nerinho (PTB), que preside a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e do deputado Severo Eulálio (MDB), que preside a comissão de Administração Pública e Política Social.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco LimmaFrancisco Limma

Francisco Limma explicou que o objetivo é tirar dúvidas que possam existir em relação a reforma. “Essa reunião será muito mais para clarear alguns pontos da reforma. Não será com a bancada como um todo, mas com os presidentes das comissões, para deixar claro os pontos da reforma, para que ela possa seguir nas comissões”, explicou.

Ele deixou claro que existe a necessidade de que cada presidente tire suas dúvidas, para garantir celeridade na aprovação da proposta. “Cada presidente de comissão já fez uma pré-análise e a partir daí vamos dar mais esclarecimentos sobre o teor de mensagens, se tiver alguma coisa que não está tão clara. É muito mais uma reunião técnica com presidentes das comissões”, explicou Francisco Limma.

O deputado disse ainda que dois pontos estão sendo mais questionados pelos deputados de forma geral, e que a reunião poderá ajudar. A reforma administrativa precisa primeiro ser aprovada nas comissões técnicas da Alepi, para seguir para votação no plenário. Só depois o governador poderá sancionar.

“Isso que se vai clarear hoje. Tem a extinção da Fundação Hospitalar que tem sido questionada, e também outro ponto é sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas de modo geral, é um detalhe aqui e outro ali, sem grandes questionamentos”, destacou o parlamentar.

O veto ao reajuste salarial, proposto na reforma, tem gerado discussão entre os próprios aliados do governo. O deputado Nerinho disse que a medida não pode prejudicar uns e beneficiar outros.

“Se o Governo do Estado está tendo dificuldades, se o Governo do Estado está proibindo qualquer promoção, nomeação e reajuste salarial, então isso tem que ser generalizado para todas as categorias. Não pode prejudicar umas e beneficiar outras”, afirmou Nerinho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.