Fechar
GP1

Saúde

Detentos do Presídio de Bom Jesus recebem projetos de ação e cidadania

Durante os dois dias, os detentos da unidade penal foram contemplados com diversas ações nas áreas de saúde e serviço social.

A Secretaria Estadual de Justiça, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, realizou na segunda e terça (24 e 25) na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez, em Bom Jesus, mais uma etapa dos projetos “Fique Sabendo nos Presídios”, “Resgatando a Cidadania” e “Ação em Cidadania”.

Durante os dois dias foram realizados atendimentos, testes rápidos de HIV/Aids, Hepatite B e C, pré e pós aconselhamento, distribuição de preservativos e gel lubrificantes, vacinação contra Hepatite B e Tríplice Viral (Rubéola, Sarampo e Caxumba), expedição de documentos como Carteira de Identidade (com registro fotográfico), Carteira de Trabalho, distribuição de kits de higiene bucal (escova e creme dental), orientações dos benefícios Auxilio Reclusão, Bolsa Família, além do atendimento psicológico e social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Imagem: Ascom/SejusAção e cidadania no presídio de Bom Jesus((Imagem:Ascom/Sejus)Ação e cidadania no presídio de Bom Jesus(

Segundo a Coordenadora de Saúde e a Gerente de Humanização da Sejus, Agatha Knitter e Eliana Sobrinho, os referidos projetos em execução são de extrema importância para população carcerária do Estado, pois os mesmos garantem os direitos básicos dessa população.

“O “Fique Sabendo nos Presídios”, “Resgatando a Cidadania” e “Ação em Cidadania” são projetos de suma importância para o sistema penitenciário, pois os mesmos diagnosticam, previnem e tratam as patologias existentes, além da inserção da pessoa em situação de confinamento às políticas públicas”, explicam Agatha e Eliana.

Na área da saúde, ao final da ação foram contabilizados 78 atendimentos de HIV/AIDS e Hepatite B e C e 234 testes rápidos, 33 atendimentos de Hepatite B e C e 66 testes rápidos. Foram atendidos detentos, agentes e demais servidores da unidade penal de Bom Jesus. Foram administradas também 96 doses de vacinas contra Hepatite B e 92 doses de vacinas contra a Tríplice Viral (Rubéola, Sarampo e Caxumba).

Imagem: Ascom/SejusPresídio de Bom Jesus(Imagem:Ascom/Sejus)Presídio de Bom Jesus

Na assistência social, foram atendidos 36 detentos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Foram atendidos ainda pela Previdência Social, 108 presos e expedidas cinco Carteiras de Trabalho e seis Carteiras de Identidade. Houve também 108 registros fotográficos.

O Projeto “Fique Sabendo nos Presídios” foi implantado em 2012 e já foi realizado nos presídios de Esperantina, Oeiras, Irmão Guido, Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, Casa de Custódia, Hospital Penitenciário, Penitenciária Feminina e Penitenciária de Bom Jesus.

Os Projetos “Resgatando a Cidadania” e “Ação em Cidadania” existem desde 2011. O “Ação em Cidadania” realizou 1.440 atendimentos em todas as unidades penais da capital e o “Resgatando a Cidadania”, atendeu 410 detentos em quatro etapas realizadas nos presídios de Teresina.

Em 2012, o “Ação em Cidadania” e “Resgatando a Cidadania” já atendeu os detentos das Penitenciárias de Floriano, Picos e Esperantina.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.