Fechar
GP1

Piauí

Dez casos de tuberculose são registrados nos presídios do Piauí

A nota foi divulgada após uma denúncia feita pelo Sinpoljuspi sobre um suposto surto de tuberculose nas unidades prisionais.

Após uma denúncia feita pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) sobre um suposto surto de tuberculose em penitenciárias do Piauí, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informou que, até o momento, foram registrados dez casos de detentos que estão com a doença.

A Sejus relatou, por meio de uma nota, que os presidiários diagnosticados com tuberculose estavam nas seguintes unidades prisionais: Penitenciária José de Ribamar Leite - Casa de Custódia (02); Penitenciária Irmão Guido (04), Unidade de Apoio Prisional (03), Penitenciária Gonçalo de Castro Lima - Vereda Grande (01), que fica em Floriano.

  • Foto: Divulgação/AscomCorredores reformados da Penitenciária Irmão GuidoCorredores da Penitenciária Irmão Guido

A assessoria de comunicação da secretaria ressaltou que a maioria dos detentos que estão com tuberculose iniciaram a primeira fase do tratamento e que muitos são novos no sistema prisional, ou seja, possivelmente, eles podem ter entrado nos presídios já com a doença.

A Sejus destacou também que existem dois projetos destinados ao tratamento de tuberculose nas unidades prisionais que estão em andamento, sendo um do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o outro do Ministério da Saúde.

Confira a nota:

A coordenação de Saúde da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informa que neste mês de dezembro de 2018 foram identificamos alguns casos de tuberculose no sistema prisional piauiense. Diante do caso, a coordenação reforçou as orientações de segurança em saúde às direções dos presídios para evitar a disseminação e propagação da doença. A coordenação acredita também que o ocorrido se deve a uma intensificação da busca ativa de casos pelas equipes de saúde do sistema prisional.

Ao serem diagnosticados, todos os pacientes são conduzidos à rede municipal de saúde para serem notificados e iniciar o tratamento. No momento, em todo o sistema prisional (em um universo de aproximadamente 4,4 mil presos) foram diagnosticados 10 casos, todos em tratamento: 02 na Penitenciária José de Ribamar Leite, 04 na Irmão Guido, 03 na Unidade de Apoio Prisional (UAP), 01 na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (em Floriano).

A coordenação também ressalta que existem dois projetos com foco em tuberculose em presídios em andamento. Um do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a implantação de laboratórios de diagnóstico da tuberculose dentro dos presídios, o que vai facilitar o diagnóstico dos casos suspeitos e consequentemente o tratamento de casos ainda no início da doença, facilitando a cura, e outro do Ministério da Saúde, voltado para a educação em saúde exclusivamente para a tuberculose.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.