Fechar
GP1

Saúde

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado no Piauí

Sarampo é uma doença altamente contagiosa e em alguns casos pode haver complicações, causando cegueira, inflamação no cérebro e surdez.

Nesse sábado (26) será realizado o Dia D de vacinação contra o Sarampo em todo o estado do Piauí. O público alvo da vacinação são crianças de nove meses a cinco anos de idade e os locais de vacinação estarão aberto das 8h às 17h.

De acordo com a Sociedade Piauiense de Infectologia, o dia D da campanha de vacinação no Brasil foi no último dia 19, mas por conta do feriado do Dia do Piauí, comemorado na mesma data, o Dia D de vacinação foi adiado para sábado (26).

  • Foto: Cristine Rochol/PMPAVacina contra SarampoVacina contra Sarampo

Dados divulgados no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em outubro deste ano, informam que no Brasil já foram confirmados 7.972 casos de sarampo. A doença, que já atinge 19 estados do país, teve três casos confirmados no Piauí.

Divulgação de postos

Por meio de sua assessoria, a Sesapi informou ao GP1 nesta sexta-feira (25) que é responsável pela distribuição das vacinas, recebidas pelo Ministério da Saúde, para os municípios. Desde o dia 5 de outubro que as vacinas foram repassadas, ficando a cargo dos municípios a divulgação e convocação do público alvo.

Comunicado FMS

A Fundação Municipal de Saúde -FMS- comunicou que as crianças menores de 9 meses não podem ser vacinadas amanhã, dia 26, dia D da vacinação contra o sarampo. Isto porque as doses enviadas pelo Ministério da Saúde são produzidas pelo parlaboratório Serum Institute of India Ltda e não são indicadas para esta faixa etária.

O Ministério da Saúde informou que próxima semana mandará a vacina produzida pela Fiocruz e, então, poderão ser vacinadas as crianças de 6 a 9 meses de idade contra o sarampo. A FMS divulgará amplamente quando as doses chegarem e forem distribuídas nas salas de vacina.

Sarampo

Sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por vírus. Os sintomas incluem febre alta, tosse, cogestão nasal e inflamação na área dos olhos. Após os primeiros dias aparece uma mancha vermelha na pele, que que espalha por todo o corpo. Em alguns casos de sarampo pode haver complicações, causando cegueira, inflamação no cérebro e surdez.

Relação dos postos de saúde que participarão da campanha em Teresina:

Zona sudeste

UBS Alto da Ressurreição

UBS Renascença

UBS Todos os Santos

UBS Usina Santana

UBS Mário Rocchi

Hospital do Dirceu

Zona leste

UBS Santa Isabel

UBS Taquari

UBS Planalto Uruguai

UBS Planalto Ininga

UBS São João

UBS Cidade Jardim

Hospital do Satélite

Zona Norte

UBS Cecy Fortes

UBS Karla Ivana

UBS Adelino Matos

UBS Poty Velho

UBS Santa Maria da Codipi

Hospital da Primavera

Hospital do Buenos Aires

Zona sul

UBS Cristo Rei

UBS Saci

UBS Parque Piauí

UBS Angelim

UBS Portal da Alegria

Hospital do Promorar

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.