Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Diretor de Atenção Básica da FMS orienta pessoas a evitar sair de casa

O diretor disse ainda que a quarentena não é férias e destacou eu se muitas pessoas adoecerem, não haverá UTI suficiente para todos.

O diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Kledson Batista, orientou que pessoas sadias fiquem em casa, evitem contato físico e não procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Quanto menos as pessoas saírem de casa, menor a propagação do novo coronavírus na capital.

“Precisamos ter o mínimo de contato com outras pessoas e se tiver, sempre lavando as mãos, tocando na maçaneta, em elevadores, temos que ter atenção redobrada quanto à nossa higiene pessoal, não pode a mão na boca, nos olhos. É importante que não procurem a uma Unidade Básica de Saúde, fique em casa. A estratégia de Saúde da Família mudou sua configuração. Foram suspensas todas as atividades coletivas, de grupo”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1CleristonKledson Batista

De acordo com o diretor, se o paciente apresentar febre baixa, ainda que com tosse, é sugerido ficar em casa. Só é para se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde em caso de piora.

“Se tiver com uma febre baixa, se não tiver se sentindo muito mal, mesmo com tosse, pode ser coronavírus, mas pode ser uma gripe simples. Fique em casa e tome as medidas de isolamento domiciliar. Fique em casa. Se agravar sua situação, ou seja, você ficar muito cansado, a febre não passa com medicamentos, volta com frequência, aí sim você é um caso que deve realmente procurar uma Unidade Básica de Saúde”, continuou.

Kledson Batista chamou atenção para o grupo de risco, onde estão incluídos idosos, pessoas com doenças renais, problemas cardíacos, puérperas, recém-nascidos e diabéticos. O diretor disse ainda que a quarentena não é férias e destacou eu se muitas pessoas adoecerem, não haverá UTI suficiente para todos.

“As ações tomadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Teresina não é para que a gente pense que esteja de férias. Não é brincadeira, estamos passando por um momento muito difícil e precisamos ter muita atenção para que a gente não transmita o vírus, mesmo que para você não vá complicar, mas para um idoso vai complicar, para uma criança recém-nascida pode complicar e não termos UTIs suficiente para todos. Faça sua parte”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.