Fechar
GP1

Política

Diretório do PT do Piauí discute ações em defesa de Lula

“A defesa de Lula passa pela criação dos comitês, passa pela organização do dia 24, pela ida a Porto Alegre de alguns, pela manifestação de Teresina (...)", afirmou a senadora Regina Sousa.

Bárbara Rodrigues/GP1 1 / 6 Senadora Regina Sousa Senadora Regina Sousa
Bárbara Rodrigues/GP1 2 / 6 Encontro do Diretório Estadual do PT Encontro do Diretório Estadual do PT
Bárbara Rodrigues/GP1 3 / 6 Participantes do encontro Participantes do encontro
Bárbara Rodrigues/GP1 4 / 6 Regina Sousa, Assis Carvalho e Osmar Júnior Regina Sousa, Assis Carvalho e Osmar Júnior
Bárbara Rodrigues/GP1 5 / 6 João Luis, membro do MST João Luis, membro do MST
Bárbara Rodrigues/GP1 6 / 6 Assis Carvalho Assis Carvalho

O Diretório Estadual do PT do Piauí realiza, nesta sexta-feira (05) e sábado (06), encontro para discutir as ações que serão feitas em defesa do ex-presidente Lula, que será julgado pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), no dia 24 de janeiro, em Porto Alegre. Lula foi condenado em primeira instância a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá. Se a condenação for confirmada pelo TRF4, Lula pode ser impedido de disputar a eleição presidencial.

O presidente estadual do PT e deputado federal, Assis Carvalho, explicou que sempre são realizadas reuniões periódicas e que aproveitaram o momento para discutir as ações em defesa do ex-presidente Lula: "Temos as nossas reuniões periódicas da direção do partido para fazer os planejamentos, dialogar sobre a nossa organização interna, e janeiro sempre é um período da gente começar a pensar no que vamos fazer, isso tudo em um ano de eleição, então é uma rotina, além de uma rotina de planejamento temos um fato específico que é o episódio do dia 24 de janeiro, com o maior líder deste país, que é o Lula, e nós temos que pautar esse assunto e ver como é que o PT vai se comportar diante desse momento político".

"Eu, o Brasil e o mundo que defende a democracia estamos preocupado porque estamos diante de um golpe parlamentar que se aprofunda e que já estava programado, esse ciclo estava marcado desde 2014, de afastar a Dilma e depois inviabilizar a candidatura do Lula, e eles estão apenas cumprindo um calendário que foi programado na época por aqueles que não reconheceram as eleições de 2014”, criticou o deputado.

A senadora Regina Sousa comentou sobre o evento: “A defesa de Lula passa pela criação dos comitês, passa pela organização do dia 24, pela ida a Porto Alegre de alguns, pela manifestação de Teresina então, uma série de atividades que vão acontecer até o dia 24. Quando muita gente vem junto traz muitas ideias, vamos ver quais são as ideias que vamos pôr em prática no Piauí”, explicou.

“A gente quer mostrar que ele [Lula] não está sozinho e que estamos com ele para o que der e vier”, enfatizou.

Ainda de acordo com a senadora, o partido não comenta a possibilidade da confirmação da condenação do ex-presidente: “Nós não discutimos isso porque o Lula é o nosso candidato hoje, o Lula vai ser o protagonista dessa eleição seja em que lugar ele estiver, preso, solto, condenado ou não, candidato ou não, mas ele vai ser o principal personagem desta eleição”, afirmou.

O membro do Movimento Sem Terra (MST), João Luís, afirmou que esse momento de defender os direitos dos trabalhadores. “Essa é a hora da gente se unir, de planejarmos como vamos fazer para defender o companheiro Lula. Somos soldados e devemos defender os direitos da causa trabalhadora”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.