Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Dom Inocêncio López pode se tornar o primeiro santo do Piauí

A cerimônia de Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus será realizada na próxima terça (20), às 18h na Catedral de São Raimundo Nonato.

Uma carta enviada pelo Vice-Postulador da Ordem Mercedária do Brasil, Padre Frei José Maria Mohomed Junior, à Diocese de São Raimundo Nonato, comunica que na próxima terça-feira (20), será realizada a instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Inocêncio López Santamaria, ou seja, Dom Inocêncio poderá se tornar o primeiro santo piauiense. A cerimônia será realizada às 18h, na Catedral de São Raimundo Nonato, no Centro da cidade.

Dom Inocêncio nasceu no dia 28 de dezembro de 1874, na Espanha, e durante um retiro no Brasil, em 1926, escreveu em um caderno no Santuário de São Raimundo Nonato, que tinha o desejo de ser missionário no Piauí. Em 18 de janeiro de 1931, chegou ao município piauiense e virou bispo no dia 22 do mesmo mês e ano, após renúncia do bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Ramón Harrison Abello.

  • Foto: Reprodução/ CNBBDom Inocêncio López SantamariaDom Inocêncio López Santamaria

Bispo por 26 anos no Estado do Piauí, Dom Inocêncio era preocupado com o sofrimento do povo piauiense por conta das secas, da fome e das péssimas condições de estradas que faziam tantas vítimas, e pedia constantemente a ajuda de autoridades. Em 1955, ao completar 80 anos, pediu a nomeação de um bispo auxiliar, Dom José Vasquez Díaz. Três anos depois, ele foi vítima de um câncer no fígado, vindo a falecer no dia 09 de março de 1958, no Estado da Bahia. Dom Inocêncio foi sepultado no dia 14 de março, diante do Altar Mor de São Raimundo Nonato.

Segundo o Blog Canção Nova, existe atualmente, seis santos do Brasil e 81 beatos. Já canonizados e oficialmente reconhecidos pela Igreja Católica são: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul); Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nascida na Itália); Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão, nascido no Brasil) e São José de Anchieta, SJ (nascido em Portugal). Todos se tornaram brasileiros em sua nacionalidade.

Veja a carta comunicado na íntegra:

Ao recordar todos os santos e santas de nossa Ordem, queremos, irmãos mercedários, agradecer a Deus o dom da vida de um religioso mercedário como nós, que, nos consagramos, para que a alegria do mistério redentor de Jesus se fizesse presente na história da humanidade.

É do conhecimento de muitos de vós a vida de Dom Inocêncio López Santamaria, religioso mercedário, que dedicou sua vida em favor dos cativos, de modo especial no serviço a toda a Ordem, bem como, sendo Bispo Prelado no sul do Piauí.

Envio para vós uns pequenos dados biográficos para a recordação e lembrança do dom dessa vida.

Com o trabalho e o empenho da Província Mercedária do Brasil e o acordo firmado entre Padre Frei Rogério Soares e Dom João Cardoso, bispo de São Raimundo Nonato, a ordem pediu oficialmente a abertura do processo de beatificação de Dom Inocêncio López Santamaria.

Com a posse do novo Bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski e tendo a Santa Sé dado o Nihil Obstat para a causa de beatificação de Dom Inocêncio, a Vice Postulação em acordo com o Bispo, comunica a todos que ficou estabelecida a data de 20 de Dezembro de 2016, para a instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Inocêncio López Santamaria.

Damos graças a Deus pela vida de seus santos e celebramos a riqueza da vida de um homem, pastor com cheiro de ovelhas.

Brasília, 06 de novembro de 2016.

Padre Frei Jose Maria Mohomed Junior O. de M.

Vice-Postulador

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.