Fechar
GP1

Mundo

Donald Tusk considera “difícil de imaginar” acordo com Mercosul

Em abertura do G7, Donald Tusk afirmou que governo brasileiro 'permite a destruição'; Bolsonaro conta com apoio dos Estados Unidos para evitar possíveis sanções internacionais.

O presidente da União Europeia, Donald Tusk, afirmou que é "difícil imaginar" um possível acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul após a postura do governo brasileiro frente aos incêndios florestais na Amazônia. A declaração foi dada durante a abertura do encontro do G-7 neste sábado, 24, na França.

"É claro que apoiamos o acordo entre a UE e o Mercosul (...), mas é difícil imaginar um processo de ratificação enquanto o governo brasileiro permitir a destruição", afirmou Tusk. A urgência de ações contra as queimadas na Amazônia é um dos poucos pontos de consenso no encontro, que também deve discutir a guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Apoio de Trump

Donald Trump chegou ao aeroporto de Bordeaux, no sudoeste da França, por volta das 12h17 no horário local (07h17 horário de Brasília). De lá, ele pegará outro voo para chegar a Biarritz, que sedia o encontro do G-7. Durante conversa por telefone na última sexta-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que espera contar com o apoio de Trump para que a questão da Amazônia não seja levantada durante o encontro.

Os possíveis desdobramentos da crise política internacional desencadeada pelas queimadas na Amazônia vêm preocupando Bolsonaro, que mudou o tom após de líderes em todo o mundo questionarem a ação do governo brasileiro.

Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão nesta sexta-feira, 23, o presidente afirmou que as queimadas que ocorrem na Amazônia não podem ser pretexto para sanções internacionais. O pronunciamento foi marcado por panelaços em várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

No final da tarde de sexta, Bolsonaro assinou um decreto permitindo a atuação do Exército para combater os incêndios florestais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Juiz dá 72 horas para Bolsonaro explicar medidas na Amazônia

Pronunciamento de Bolsonaro sobre Amazônia é recebido com panelaço

Governadores e Planalto articulam viagem de Bolsonaro à Amazônia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.