Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa critica silêncio de Firmino Filho sobre caso Lava Jato

“Todo homem público tem obrigação de prestar esclarecimentos de suas ações. Se fez algo, dizer o porquê fez, se não fez, explicar da mesma maneira", disse Dr. Pessoa.

O deputado estadual e pré-candidato ao Senado Federal, Dr. Pessoa (Solidariedade), criticou a falta de esclarecimentos do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) acerca do perdido de abertura de inquérito policial para apurar possível crime eleitoral, que teria sido praticado por ele, no âmbito da Operação “Lava Jato”.

O parlamentar disse que por ser uma pessoa pública, o tucano deveria se pronunciar e informar a população se tem ou não envolvimento no caso. “Todo homem público tem obrigação de prestar esclarecimentos de suas ações. Se fez algo, dizer o porquê fez, se não fez, explicar da mesma maneira. O que não pode é fugir da imprensa, fugir dos questionamentos. O mais prudente é dar satisfação à população”, criticou Dr. Pessoa.

  • Foto: Germana Chaves/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Delações

O Procurador Regional Eleitoral Patrício Noé da Fonseca requisitou abertura de inquérito policial para apurar o possível crime eleitoral envolvendo Firmino Filho, no âmbito da Operação Lava Jato, oriundo das delações premiadas de José de Carvalho Filho e Alexandre José Lopes Barradas. O processo teve origem no Supremo Tribunal Federal com a finalidade de apurar os fatos delatados pelos dois colaboradores e posteriormente houve o declínio da competência.

Os depoimentos de José de Carvalho Filho e Alexandre José, apontam crime eleitoral já que noticiam a falsidade ideológica na prestação de contas no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí do então candidato Firmino Filho, em 2012. A pena para o crime é a de reclusão até cinco anos e pagamento de multa.

Juiz acata pedido

O juiz Paulo Roberto de Araújo Barros, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, deferiu pedido de abertura de inquérito policial a ser realizado pela Polícia Federal para investigar a eventual prática do crime de falsidade ideológica pelo prefeito Firmino Filho. A decisão foi dada em 27 de novembro do ano passado. O juiz considerou a determinação do STF, no sentido da apuração de notícia de prática de crime eleitoral retirada das delações premiadas feitas por José de Carvalho e Alexandre José, no âmbito da "Operação Lava Jato", envolvendo o prefeito de Teresina.

MATERIAS RELACIONADAS

Lava Jato: Pedida abertura de inquérito para investigar Firmino Filho

Juiz acata pedido do Ministério Público e manda PF investigar Firmino Filho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.