Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa diz que não receitaria hidroxicloroquina para tratamento da covid-19

"Não partiria de mim [receitar hidroxicloroquina]. Não posso deixar de destacar as incertezas que cercam o uso desse remédio. Agora, se um paciente viesse com ideia de usar, eu prescreveria",

O mundo todo tem acompanhado a polêmica que envolve o uso da hidroxicloroquina em pacientes diagnosticados com Covid-19. No Brasil, sobretudo no Piauí, esse tema ganhou força nos últimos dias devido a popularização do protocolo da médica Marina Bucar, que prevê a utilização do medicamento ainda no início do tratamento dos infectados pelo coronavírus.

O método, que tem dividido opiniões, vem sendo aplicado no hospital público de Floriano (PI), Tibério Nunes e, segundo relatos da médica Marina Bucar e do corpo médico da unidade de saúde, os resultados alcançados estão sendo positivos.

Sobre o tema, o GP1 conversou com o ex-deputado estadual e atual pré-candidato à Prefeitura de Teresina, o médico Dr. Pessoa (MDB). Ele foi bastante prudente ao falar sobre o uso da hidroxicloroquina e explicou que esta postura mais cautelosa é motivada pelas incertezas que circundam a eficácia comprovada da medicação no tratamento da Covid-19.

  • Foto: Alef Leão/GP1Dr. PessoaDr. Pessoa

Pessoa fez questão de esclarecer que sua visão sobre o assunto não é uma crítica aos esforços dos colegas de profissão que estão buscado meios para combater o vírus.

“Quero deixar claro que não estou criticando protocolo de ninguém, muito pelo contrário. Quero mesmo é destacar a dedicação dos meus colegas para combater essa doença. Mas não partiria de mim [receitar hidroxicloroquina]. Agora, se um paciente viesse com ideia de usar a medicação, eu prescreveria porque não iria deixar um paciente desamparado, mas eu pediria que assinasse um termo se responsabilizando e explicando que está partindo dessa pessoa o interesse de usar. Eu trabalhei minha vida toda salvando vidas, com a graça de Deus em primeiro lugar e isso não vai mudar nunca. Porém, não posso deixar de destacar as incertezas que cercam o uso desse remédio”, colocou o ex-deputado.

Negligentes

Dr. Pessoa também criticou a negligência do poder público quanto a prevenção da Covid-19. “Se o poder público tivesse sido responsável desde o início, instalando pias em locais públicos, disponibilizando sabão, ensinando as pessoas que o uso da máscara é importante, que o uso do álcool é importante, se os gestores tivessem organizando o distanciamento social, o nosso País não estaria nessa situação. Era preciso ter feito fiscalização nas barreiras, medindo temperatura das pessoas, vendo se tinham sintomas, [assim] não teríamos chegado a esse ponto. Essa pandemia era de conhecimento [público] desde o final do ano passado, mas, preferiram deixar o carnaval acontecer para ter lucro e deixar o povo morrer”, criticou Pessoa.

Tratamento liberado pelo Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira (20) o Ministério da Saúde divulgou o protocolo que libera o Sistema Único de Saúde (SUS) a utilizar o uso de cloroquina para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. Com esse protocolo, o medicamento, que antes era administrado apenas em casos graves, agora pode ser utilizado em casos mais leves da doença.

O Ministério da Saúde informou que é necessário que o paciente autorize o uso da medicação, com a assinatura de um termo de consentimento. O protocolo destacou ainda que o paciente deve ser informado sobre os efeitos colaterais da cloroquina, relacionados a disfunção grave de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até ao óbito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piauí comprou 82 mil comprimidos de hidroxicloroquina e recebeu 20 mil de cloroquina

“Eu acredito no êxito da hidroxicloroquina”, afirma Ciro Nogueira

"Posição final é do médico", diz Wellington sobre uso de hidroxicloroquina

Trump diz que está tomando hidroxicloroquina para se proteger da covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.