Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Eclipse parcial da Lua encanta teresinenses nessa terça-feira

O fenômeno astronômico pôde ser contemplado a olho nu, sem nenhum perigo à saúde, ao contrário do que ocorre com o eclipse do Sol.

Os teresinenses que olharam para o céu, na noite desta terça-feira (16), puderam apreciar o eclipse parcial da Lua, que ficou visível das 17 horas até às 19h59. O eclipse também pôde ser visto da África, de parte da Europa e Ásia e da área ocidental da Austrália.

O fenômeno astronômico pôde ser contemplado a olho nu, sem nenhum perigo à saúde, ao contrário do que ocorre com o eclipse do Sol. O uso de telescópios não é necessário, mas recomendado para aproveitar melhor a experiência.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Eclipse Eclipse

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Lua penetra no cone de sombra produzido pela Terra. O eclipse lunar pode ser total (quando a Lua é inteiramente encoberta) ou parcial, como ocorreu nesta terça.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Eclipse em TeresinaEclipse em Teresina

A Lua não ficou totalmente às escuras - cerca de 60% da superfície visível da Lua ficou coberta pela sombra, segundo a RAS (Sociedade Real de Astronomia). O satélite ficou sombreado e adquiririu um tom alaranjado. Isso porque a atmosfera terrestre desvia os raios vermelhos do Sol em direção ao cone de sombra que cobrirá a Lua. Esse fenômeno é popularmente conhecido como "lua de sangue".

Quando será o próximo eclipse

Em 21 de janeiro deste ano, boa parte do planeta pôde contemplar um eclipse total da Lua. Foi a última vez que o fenômeno ocorreu. O próximo eclipse lunar ocorrerá em 10 de janeiro de 2020, mas será apenas penumbral, ou seja, a Lua penetrará a penumbra (a parte mais externa do cone de sombra formada pela Terra), tornando o fenômeno quase imperceptível.

Segundo a agência espacial americana (Nasa), o próximo eclipse total da Lua será visível das Américas em 26 de maio de 2021.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.