Fechar
GP1

Política

Eleição para presidência da APPM será realizada na sexta-feira

Apenas a chapa encabeçada pelo prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT) foi registrada.

Será realizada na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, a eleição para a escolha do novo presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) e de toda a mesa diretora. Apenas a chapa encabeçada pelo prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT) foi registrada.

Inicialmente a eleição estava prevista para começar às 9h e ser finalizada às 17h, mas como existe apenas uma chapa disputando, a assessoria de imprensa da APPM informou ao GP1, que a votação seguirá apenas até às 12h, para cumprir as formalidades, e depois o prefeito Gil Carlos será eleito por aclamação.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Gil Carlos, Prefeito de São João do Piauí Gil Carlos, Prefeito de São João do Piauí

Antes estava previsto o registro de suas chapas. Uma formada por Gil Carlos e outra pelo prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos (PP), que havia manifestado seu interesse na disputa. O prazo para registro da chapa foi encerrado no dia 30 de dezembro. Wellington Carlos não fez o registro e Gil Carlos realizou o seu no dia 29 de dezembro.

Como única chapa, o prefeito de São João do Piauí será eleito presidente, o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, será o primeiro vice-presidente da chapa, além disso, Valdemar Santos, de São José dos Peixes, será o segundo vice-presidente e Dó Bacelar, do município de Porto, será o terceiro vice-presidente.

Polêmica

Essa eleição foi marcada por algumas polêmicas. Cerca de 9 candidatos manifestaram interesse na disputa, mas com bastante articulação, Gil Carlos conseguiu apoio de sete deles. A disputa ficou mais acirrada quando Patrícia Leal, que também é do Partido dos Trabalhadores, afirmou que não iria desistir de ser candidata à presidência da APPM e negou qualquer possibilidade de apoiar Gil Carlos. Patrícia estava sendo apoiada pelo deputado Assis Carvalho e Gil Carlos por Rejane Dias. O governador Wellington Dias preferiu não manifestar apoio publicamente a nenhum dos candidatos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Prefeitos Gil Carlos, Jonas Moura, Patrícia Leal  Prefeitos Gil Carlos, Jonas Moura, Patrícia Leal

Posteriormente, Patrícia acabou desistindo da eleição, por não ter conseguido apoio suficiente e chegou a divulgar uma nota informando que a disputa estava sendo desleal, pois Gil Carlos estava aliado ao presidente da APPM, Arinaldo Leal, e que estava usando toda a estrutura da entidade para conseguir votos. Logo depois surgiu o nome de Wellington Carlos para disputar a eleição, mas ele acabou não registrando a chapa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.